Ficha Técnica do Curso: Higiene e Segurança Alimentar no Transporte de Mercadorias
Refª: FB_238


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

840 - Serviços de Transporte


Apresentação:

Esta formação é destinada a entidades de transporte de mercadorias de produtos alimentares e nela serão abordados os temas fundamentais para o eficaz desenvolvimento da atividade laboral.

Objectivos Gerais:

Esta formação destaca-se pela abordagem do Sistema de Higiene e Segurança Alimentar baseado nos princípios HACCP, que é obrigatório a todas as entidades que produzam, manipulem ou transportem produtos alimentares.
A importância também da Regulamentação social, dos tempos de condução e repouso, e ainda da utilização correta dos tacógrafos, é também abordada nesta formação, para as entidades de transporte.
Completa-se pela abordagem aos Primeiros Socorros.

Objectivos Específicos:

No final da formação os formandos ficam aptos:
- Desenvolver boas práticas de higiene na produção e elaboração dos produtos naturais, num sistema preventivo de segurança alimentar, através da análise dos perigos e do controlo dos pontos críticos do processo.
- Conhecimento Regulamentação social nos transportes, tempos de condução e de repouso;
- A utilização correta dos tacógrafos;
- Manuseamento dos tacógrafos e descargas de dados em tacógrafos digitais e analógicos.
- Identificar os diferentes tipos de acidentes.
- Reconhecer o serviço nacional de protecção civil.
- Reconhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças profissionais.
- Atuar em diferentes casos de acidentes.

Destinatários:

Funcionários de entidades de transporte de mercadorias de produtos alimentares.

Programa:

1.

Primeiros socorros (14h)

1.1.

1-Tipos de acidente

1.2.

1.1.Comportamento perante o sinistrado

1.3.

1.2.Feridas, fraturas, acidentes respiratórios, acidentes digestivos, acidentes pelos agentes físico

1.4.

1.3.Acidentes inerentes à profissão

1.5.

2-Serviço Nacional de Proteção Civil

1.6.

3-Prevenção de acidentes e doenças profissionais

1.7.

4-Revisão de atuação em diferentes casos de acidentes

2.

Noções Básicas de Higiene e Segurança Alimentar e HACCP (14h)

2.1.

1-A microbiologia e a higiene alimentar

2.2.

1.1.Influência dos microrganismos nos produtos alimentares

2.3.

1.2.Os microrganismos - definição e acção

2.4.

1.3.Alguns grupos de microrganismos de interesse na área alimentar – bactérias, fungos, vírus, paras

2.5.

1.4.Factores Intrínsecos de desenvolvimento – pH, atividade da água, aW e tipo de alimento

2.6.

1.5.Factores extrínsecos – temperatura, humidade relativa

2.7.

1.6.Deterioração e conservação dos produtos alimentares

2.8.

1.7.Bactérias agentes de toxinfecções alimentares - Clostridium botulinum, staphylococcus aureus, sa

2.9.

2-Noções de higiene

2.10.

2.1.Conservação e armazenamento de géneros alimentícios

2.11.

2.2.Noções de limpeza e desinfecção

2.12.

2.3.Introdução à aplicação do APCPC (Análise de Perigos e Controlo dos Pontos Críticos)

2.13.

3-Garantia da segurança alimentar (HACCP)

2.14.

3.1.Princípios e conceitos

2.15.

3.2.Regulamentação

2.16.

3.3.Etapas de aplicação do sistema

2.17.

3.4.Estudos de casos

3.

Tempos de condução e repouso e Utilização de Tacógrafos (14h)

3.1.

1-RegulamEntação social nos transportes, tempos de condução e de repouso;

3.2.

2-Tacógrafo, veículos abrangidos, tacógrafo Analógico e digital;

3.3.

3-Folhas de Registo/Discos de tacógrafos Cartões tacográficos e cartão de controle

3.4.

4-Infracções e Penalizações

3.5.

5-Casos práticos e estudo de caso

Carga horária total: 42h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Torres Vedras


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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