Ficha Técnica do Curso: Logística - introdução
Refª: FB_137/8532


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Modular Certificada

341 - Comércio


Apresentação:

Logística. O quê é? Qual a sua importância na cadeia de valor das empresas?

Objectivos Gerais:

Compreender os conceitos integradores da Logística

Objectivos Específicos:

Definir a logística e os conceitos básicos.
Enumerar os diferentes tipos de processos logísticos, o seu planeamento e as novas tecnologias associadas.
Referir as boas práticas existentes na logística.
Descrever as funções do técnico de logística.


Destinatários:

Ativos/as

Programa:

1.

Logística - introdução (25h)

1.1.

Conceitos básicos de logística

1.2.

Planeamento, implementação e controlo do fluxo e armazenamento de bens, serviços e informaçã

1.3.

Âmbito de atuação desde o local de produção até ao local de consumo

1.4.

Níveis de serviço

1.5.

Inovação e componente tecnológica da atividade logística

1.6.

Standards de produção e de embalagem

1.7.

Técnicas e métodos de gestão de armazém

1.8.

Relações da empresa com o mercado

1.9.

Tipos de processos logísticos e seu planeamento

1.10.

Receção

1.11.

Aprovisionamento

1.12.

Reaprovisionamento

1.13.

Preparação de encomendas: PBS – Picking by Store ou Preparação com Stock; PBL – Picking by L

1.14.

Carga e expedição

1.15.

Logística Inversa

1.16.

Outros

1.17.

Principais tecnologias de apoio à unidade

1.18.

EDI - Electronic Data Interchange

1.19.

CRP - Continuous Replenishment Program

1.20.

VMI - Vendor Management Inventory

1.21.

ECR - Efficient Consumer Response

1.22.

CPFR - Collaborative Planning Forecasting and Replenishment

1.23.

Boas práticas na logística

1.24.

Planeamento

1.25.

Parcerias

1.26.

Sistemas de aprovisionamento

1.27.

Gestão ambiental

1.28.

Distribuição centralizada

1.29.

Entre outros

1.30.

Funções do técnico de logística

1.31.

Serviço ao cliente (customer service)

1.32.

- Objetivos

1.33.

- Elementos do customer service

1.34.

Planeamento de fluxos e previsão da procura e tendências de evolução do mercado

1.35.

- O sistema de informação logístico

1.36.

- A previsão e a análise de tendências

1.37.

Gestão de inventário

1.38.

- Gestão de encomendas e de stocks

1.39.

- de matérias e controlo das atividades de receção, manuseamento e expedição de maté

1.40.

- Análise da quebra

1.41.

Interface de comunicação entre os vários intervenientes da cadeia de abastecimento

1.42.

- Estreita colaboração entre as diferentes funções da empresa

1.43.

- Interface com o exterior - fornecedores e clientes

1.44.

- Elemento coordenador de esforços tendentes à maximização da eficiência do sistema

1.45.

Gestão de equipas

1.46.

- Planeamento das necessidades de mão-de-obra

1.47.

- Recrutamento, acompanhamento, formação, coordenação e controlo e avaliação do desempen

1.48.

- Formação, motivação de desenvolvimento profissional dos membros da equipa

1.49.

Gestão da operação

1.50.

- Elaboração do plano de produção das áreas (mensal) no sentido de garantir o cumpriment

1.51.

- Supervisão dos fluxos de operação da unidade

1.52.

- Coordenação e controlo da execução de procedimentos de melhoria contínua

Carga horária total: 25h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre 9º Ano (completo) e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • Funcionário público


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:

POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Eixo: 1 Tipologia de Intervenção: 1.08

Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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