Ficha Técnica do Curso: Metodologias de Melhoria Contínua para lidar com Crianças com Necessidades Educativas Especifícas
Refª: CMA9


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Continua Ativos - Intra Empresa

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:

A formação é um instrumento para a aquisição e desenvolvimento de competências nos domínios estratégicos prioritários que permitem um maior envolvimento dos/as ativos/as na organização, contribuindo para a modernização do setor e para a qualidade do serviço público.

Objectivos Gerais:

Dotar os/as formandos/as com os conhecimentos sobre os conceitos e ferramentas necessárias à implementação de programas de qualidade, assim como à dinamização de processos de melhoria contínua. Identificar as etapas do desenvolvimento infantil. Reconhecer as principais perturbações na infância e adolescência. Fornecer instrumentos teóricos e práticos capazes de ajudar a reconhecer as perturbações de aprendizagem. Distinguir e reconhecer os sintomas de diferentes deficiências. Dotar de estratégias adequadas para lidar com as deficiências em contexto laboral e pessoal. Ajudar a empatizar com a criança deficiente.

Objectivos Específicos:

 

Destinatários:

Educadores/as de Infância, Técnicos/as de Educação

Programa:

1.

Metodologias de Melhoria Contínua para lidar com Crianças com Necessidades Educativas Especiais (35h)

1.1.

Importância do projeto de formação para a aquisição e desenvolvimento de competências nos domínios

1.2.

Sensibilização para a promoção da igualdade de oportunidades,em função do género, da deficiência e

1.3.

Sensibilização para a importância da qualificação dos trabalhadores com défices de qualificações, at

1.4.

Expetativas face ao Curso

1.5.

Os novos desafios da gestão pública num mundo em transformação acelerada

1.6.

A qualidade como instrumento da modernização administrativa

1.7.

A qualidade e os processos de melhoria continua na Organização

1.8.

Metodologias de Melhoria Contínua para lidar com Crianças com Necessidades Educativas Especiais

1.9.

Desenvolvimento Infantil

1.10.

Fases do Desenvolvimento Infantil (Uterino,Oral,Anal,Fálica,Genital,Adolescência)

1.11.

Principais perturbações de desenvolvimento na 1ª infância (Perturbações do Adormecimento e do Sono;

1.12.

"Principais perturbações de desenvolvimento na Adolescência (Perturbações do Comportamento, Perturba

1.13.

Aprendizagem

1.14.

Fatores a ter em consideração na Aprendizagem

1.15.

Fatores Condicionantes

1.16.

Fatores Facilitadores

1.17.

Dificuldades Aprendizagem

1.18.

Dificuldades de origem orgânica ( Deficiências mentais, Deficiências auditivas, Deficiências visuais

1.19.

Dificuldades de origem cognitiva ( Perturbações da linguagem verbal, Perturbações na leitura e escri

1.20.

Dificuldades relacionadas com falta de estimulação

1.21.

Dificuldades relacionadas com fatores emocionais

1.22.

Dislexia, Disortografia e Disgrafia

1.23.

Sobredotação

1.24.

Hiperatividade e Défice de Atenção

1.25.

Autismo

1.26.

Síndrome Asperger

1.27.

Paralisia Cerebral

1.28.

Síndrome Down

Carga horária total: 35h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Albufeira


Formadores:


Financiamento:

POPH - Programa Operacional Potencial Humano
Eixo: 8 Tipologia de Intervenção: 3.4

Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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