Ficha Técnica do Curso: Gestão de Equipas
Refª: FB_151/7844


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Modular Certificada

341 - Comércio


Apresentação:

Organizar e gerir equipas de trabalho.
.Comunicar e liderar equipas de trabalho.
.Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes.
.Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.

Objectivos Gerais:

Organizar e gerir equipas de trabalho.
.Comunicar e liderar equipas de trabalho.
.Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes.
.Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.

Objectivos Específicos:

Organização do trabalho de equipa
.Comunicar eficazmente com a equipa
.Gestão orientada para os resultados e para as pessoas
.Técnicas de motivação e dinamização da equipa
.Gestão de conflitos
.Orientação da equipa para a mudança
Liderança
.Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos
.Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança
.Diferentes estilos de Liderança
.Competências necessárias à coordenação de equipas
.Estratégias de mobilização da equipa para um desempenho de excelência
.Gestão de situações problemáticas na equipa
Trabalho em equipa
.Trabalho em equipa – implicações e especificidades
.Excelência no trabalho em equipa
.Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa
.Mobilização de recursos pessoais em função da equipa
.Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa

Destinatários:

Pessoas ativas, maiores de 18 anos;

Programa:

1.

Gestão de Equipas (25h)

1.1.

Organização do trabalho de equipa

1.2.

l Comunicar eficazmente com a equipa

1.3.

l Gestão orientada para os resultados e para as pessoas

1.4.

l Técnicas de motivação e dinamização da equipa

1.5.

l Gestão de conflitos

1.6.

l Orientação da equipa para a mudança

1.7.

Liderança

1.8.

¡ Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos

1.9.

¡ Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança

1.10.

¡ Diferentes estilos de Liderança

1.11.

¡ Competências necessárias à coordenação de equipas

1.12.

¡ Estratégias de mobilização da equipa para um desempenho de excelência

1.13.

¡ Gestão de situações problemáticas na equipa

1.14.

Trabalho em equipa

1.15.

¡ Trabalho em equipa – implicações e especificidades

1.16.

¡ Excelência no trabalho em equipa

1.17.

¡ Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa

1.18.

¡ Mobilização de recursos pessoais em função da equipa

1.19.

¡ Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa

Carga horária total: 25h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre 9º Ano (completo) e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante


Localidades:

Aveiro, Beja, Évora, Instalações do Cliente, Maia, Ovar, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde, Viseu


Formadores:

Constantino Piçarra, Paula Machado


Financiamento:

POPH - Programa Operacional Potencial Humano
Eixo: 2 Tipologia de Intervenção: 3 POPH - Programa Operacional Potencial Humano
Eixo: 2 Tipologia de Intervenção: 3 POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Eixo: 1 Tipologia de Intervenção: 1.08 POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Eixo: 3 Tipologia de Intervenção: 3.03 POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Eixo: 1 Tipologia de Intervenção: 1.08 POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Eixo: 3 Tipologia de Intervenção: 3.03 POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Eixo: 1 Tipologia de Intervenção: 1.08

Horários de Formação:

Laboral, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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