1. |
As Emoções (3h) |
|
1.1. |
Origem das Emoções |
|
1.2. |
Respostas Fisiológicas associadas às Emoções |
|
1.3. |
Conceito e Processo de Emoção |
|
1.4. |
Tipos de Emoção |
|
1.5. |
Função das Emoções |
|
1.6. |
O Conceito de Inteligência Emocional |
|
1.7. |
Estimulação do Desenvolvimento de Inteligência Emocional |
2. |
O Desenvolvimento Emocional (3h) |
|
2.1. |
Competências Chave do Desenvolvimento Emocional |
|
2.2. |
Fatores que Influenciam o Desenvolvimento Emocional |
|
2.3. |
Estimulação do Desenvolvimento Emocional |
|
2.4. |
Diferentes Etapas do Desenvolvimento Emocional |
|
2.5. |
O Conceito de Vinculação |
|
2.6. |
Diferentes Estilos de Vinculação e o Impacto na Forma como Crianças |
|
2.7. |
Jovens Experienciam as Emoções |
3. |
A Regulação Emocional (3h) |
|
3.1. |
O Conceito de Regulação Emocional e de Autorregulação |
|
3.2. |
A Capacidade de Autorregulação nas várias Faixas Etárias |
|
3.3. |
Fatores que Influenciam a Capacidade de Autorregulação |
|
3.4. |
O Ciclo Pensamento: Emoção-Comportamento; |
|
3.5. |
Como Lidar com Birras e Outros Comportamentos |
|
3.6. |
Diferentes Estratégias de Regulação Emocional |
|
3.7. |
Os Conceitos de Modelagem e Co Regulação |
|
3.8. |
Regular as Emoções |
4. |
A Comunicação Assertiva (3h) |
|
4.1. |
O Processo da Comunicação |
|
4.2. |
Adequação da Comunicação à Faixa Etária |
|
4.3. |
A Expressão Emocional como Forma de Comunicação |
|
4.4. |
Diferentes Estilos de Comunicação |
|
4.5. |
Regras e Limites |
|
4.6. |
Escuta Ativa |
|
4.7. |
Empatia e Mapa da Empatia |
|
4.8. |
Validar Emoções |
|
4.9. |
Barreiras à Comunicação |
|
4.10. |
Facilitadores da Comunicação |
5. |
Recursos Didáticos e Materiais de Intervenção (2h) |
| Carga horária total: 14h |