|
Regulação Emocional em Crianças e Jovens
|
Apresentação
A regulação emocional é uma aptidão fundamental para as
crianças, desenvolvendo-se principalmente através das interações sociais com pais,
educadores, auxiliares e colegas. A idade escolar é um momento em que as
crianças começam a explorar suas próprias emoções e a compreender as dos
outros. O ambiente escolar, além de ser um espaço de aprendizagem intelectual,
deve ser também um local de crescimento emocional. Nele, as crianças enfrentam
situações que estimulam emoções e relações interpessoais, e precisam do apoio de
educadores/auxiliares para desenvolver a capacidade de lidar com suas emoções e
as dos outros.
Destinatários
Profissionais na área da educação.
Localidades
Vila do Conde
Programa |
||||||||||||
1. |
As Emoções (3h) |
|||||||||||
1.1. |
Origem das Emoções |
|||||||||||
1.2. |
Respostas Fisiológicas associadas às Emoções |
|||||||||||
1.3. |
Conceito e Processo de Emoção |
|||||||||||
1.4. |
Tipos de Emoção |
|||||||||||
1.5. |
Função das Emoções |
|||||||||||
1.6. |
O Conceito de Inteligência Emocional |
|||||||||||
1.7. |
Estimulação do Desenvolvimento de Inteligência Emocional |
|||||||||||
2. |
O Desenvolvimento Emocional (3h) |
|||||||||||
2.1. |
Competências Chave do Desenvolvimento Emocional |
|||||||||||
2.2. |
Fatores que Influenciam o Desenvolvimento Emocional |
|||||||||||
2.3. |
Estimulação do Desenvolvimento Emocional |
|||||||||||
2.4. |
Diferentes Etapas do Desenvolvimento Emocional |
|||||||||||
2.5. |
O Conceito de Vinculação |
|||||||||||
2.6. |
Diferentes Estilos de Vinculação e o Impacto na Forma como Crianças |
|||||||||||
2.7. |
Jovens Experienciam as Emoções |
|||||||||||
3. |
A Regulação Emocional (3h) |
|||||||||||
3.1. |
O Conceito de Regulação Emocional e de Autorregulação |
|||||||||||
3.2. |
A Capacidade de Autorregulação nas várias Faixas Etárias |
|||||||||||
3.3. |
Fatores que Influenciam a Capacidade de Autorregulação |
|||||||||||
3.4. |
O Ciclo Pensamento: Emoção-Comportamento; |
|||||||||||
3.5. |
Como Lidar com Birras e Outros Comportamentos |
|||||||||||
3.6. |
Diferentes Estratégias de Regulação Emocional |
|||||||||||
3.7. |
Os Conceitos de Modelagem e Co Regulação |
|||||||||||
3.8. |
Regular as Emoções |
|||||||||||
4. |
A Comunicação Assertiva (3h) |
|||||||||||
4.1. |
O Processo da Comunicação |
|||||||||||
4.2. |
Adequação da Comunicação à Faixa Etária |
|||||||||||
4.3. |
A Expressão Emocional como Forma de Comunicação |
|||||||||||
4.4. |
Diferentes Estilos de Comunicação |
|||||||||||
4.5. |
Regras e Limites |
|||||||||||
4.6. |
Escuta Ativa |
|||||||||||
4.7. |
Empatia e Mapa da Empatia |
|||||||||||
4.8. |
Validar Emoções |
|||||||||||
4.9. |
Barreiras à Comunicação |
|||||||||||
4.10. |
Facilitadores da Comunicação |
|||||||||||
5. |
Recursos Didáticos e Materiais de Intervenção (2h) |
|||||||||||
(Carga horária total: 14h) | ||||||||||||
Requisitos mínimos de participação |
||||||||||||
|