Cursos de formação

Regulação Emocional em Crianças e Jovens
Refª: FB_386
Carga horária total: 14h


Apresentação
A regulação emocional é uma aptidão fundamental para as
crianças, desenvolvendo-se principalmente através das interações sociais com pais,
educadores, auxiliares e colegas. A idade escolar é um momento em que as
crianças começam a explorar suas próprias emoções e a compreender as dos
outros. O ambiente escolar, além de ser um espaço de aprendizagem intelectual,
deve ser também um local de crescimento emocional. Nele, as crianças enfrentam
situações que estimulam emoções e relações interpessoais, e precisam do apoio de
educadores/auxiliares para desenvolver a capacidade de lidar com suas emoções e
as dos outros.


Destinatários
Profissionais na área da educação.


Localidades
Vila do Conde


Programa

1.

As Emoções (3h)

1.1.

Origem das Emoções

1.2.

Respostas Fisiológicas associadas às Emoções

1.3.

Conceito e Processo de Emoção

1.4.

Tipos de Emoção

1.5.

Função das Emoções

1.6.

O Conceito de Inteligência Emocional

1.7.

Estimulação do Desenvolvimento de Inteligência Emocional

2.

O Desenvolvimento Emocional (3h)

2.1.

Competências Chave do Desenvolvimento Emocional

2.2.

Fatores que Influenciam o Desenvolvimento Emocional

2.3.

Estimulação do Desenvolvimento Emocional

2.4.

Diferentes Etapas do Desenvolvimento Emocional

2.5.

O Conceito de Vinculação

2.6.

Diferentes Estilos de Vinculação e o Impacto na Forma como Crianças

2.7.

Jovens Experienciam as Emoções

3.

A Regulação Emocional (3h)

3.1.

O Conceito de Regulação Emocional e de Autorregulação

3.2.

A Capacidade de Autorregulação nas várias Faixas Etárias

3.3.

Fatores que Influenciam a Capacidade de Autorregulação

3.4.

O Ciclo Pensamento: Emoção-Comportamento;

3.5.

Como Lidar com Birras e Outros Comportamentos

3.6.

Diferentes Estratégias de Regulação Emocional

3.7.

Os Conceitos de Modelagem e Co Regulação

3.8.

Regular as Emoções

4.

A Comunicação Assertiva (3h)

4.1.

O Processo da Comunicação

4.2.

Adequação da Comunicação à Faixa Etária

4.3.

A Expressão Emocional como Forma de Comunicação

4.4.

Diferentes Estilos de Comunicação

4.5.

Regras e Limites

4.6.

Escuta Ativa

4.7.

Empatia e Mapa da Empatia

4.8.

Validar Emoções

4.9.

Barreiras à Comunicação

4.10.

Facilitadores da Comunicação

5.

Recursos Didáticos e Materiais de Intervenção (2h)

(Carga horária total: 14h)
 

Requisitos mínimos de participação

1. Habilitações académicas (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: Não especificado

Grau académico máximo: Escolaridade Minima Obrigatória

2. Situação profissional

Todas as situações profissionais são admitidas.

FUTURBRAIN © 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.