Ficha Técnica do Curso: Práticas de Comunicação Assertiva na Empresa
Refª: FB_369


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Aprendizagem

000 - Formação de Base


Apresentação:

· Desenvolver a autoconfiança e eficácia nas comunicações entre superiores
hierárquicos, colegas e clientes;
· Reduzir as reações emocionais na gestão de relacionamentos laborais;
· Reconhecer as barreiras que interferem numa boa prática da comunicação assertiva;
· Praticar diariamente a assertividade na gestão da comunicação e o desenvolvimento
do trabalho em equipa;
· Gerir conflitos e adquirir acordos coletivos;

Objectivos Gerais:

· Desenvolver a autoconfiança e eficácia nas comunicações entre superiores
hierárquicos, colegas e clientes;
· Reduzir as reações emocionais na gestão de relacionamentos laborais;
· Reconhecer as barreiras que interferem numa boa prática da comunicação assertiva;
· Praticar diariamente a assertividade na gestão da comunicação e o desenvolvimento
do trabalho em equipa;
· Gerir conflitos e adquirir acordos coletivos;

Objectivos Específicos:

· Práticas de Comunicação Assertiva
. Como comunicar eficazmente com colegas, superiores hierarquicos, clientes
. Apresentação pessoal, comunicação e relação eficaz com o cliente / utente
. Trabalho em equipa
. Gestão de Conflitos

Destinatários:

Ativos/as

Programa:

1.

Práticas de Comunicação Assertiva na Empresa (35h)

Carga horária total: 35h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público


Localidades:

Vila Nova de Gaia


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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