Ficha Técnica do Curso: Promoção de Relações Positivas em Contexto Escolar
Refª: FB_363


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Contínua Ativos

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:

Este curso visa capacitar educadores e profissionais da educação a fomentar ambientes saudáveis e colaborativos. Por meio de práticas inclusivas e estratégias de comunicação, os participantes aprenderão a fortalecer vínculos, promover o respeito mútuo e prevenir conflitos, contribuindo para uma comunidade escolar harmoniosa.

Objectivos Gerais:

O objetivo principal deste curso é capacitar os auxiliares de escolas com o conhecimento e as ferramentas necessárias para prevenir e enfrentar o bullying nas escolas.

Objectivos Específicos:

No final do curso, espera-se que os formandos estejam mais conscientes do problema do bullying, sejam capazes de identificar sinais precoces, adotem estratégias de prevenção eficazes e saibam como apoiar as vítimas e promover um ambiente escolar seguro e acolhedor.

Destinatários:

Auxiliares de escolas

Programa:

1.

Promoção de Relações Positivas em Contexto Escolar (7h)

1.1.

Importância das Relações em Contexto Escolar

1.2.

Significado das relações interpessoais na escola

1.3.

Impacto das relações no bem-estar dos alunos

1.4.

Papel do pessoal não docente na gestão das relações

1.5.

Comunicação Eficaz

1.6.

Habilidades de escuta ativa

1.7.

Técnicas de comunicação clara e assertiva

1.8.

Compreensão das diferentes perspetivas

1.9.

Gestão de Conflitos

1.10.

Identificação de conflitos comuns

1.11.

Estratégias de resolução de conflitos

1.12.

Promoção da empatia e compreensão mútua

1.13.

Colaboração e Trabalho em Equipa

1.14.

Importância do trabalho colaborativo na escola

1.15.

Promoção de projetos em equipa

1.16.

Construção de um ambiente de confiança

1.17.

Fomentar a Inclusão

1.18.

Práticas inclusivas na escola

1.19.

Apoio a alunos com necessidades educativas especiais

1.20.

Sensibilização para a diversidade

1.21.

Estudos de Caso e Aplicação Prática

1.22.

Análise de situações reais

1.23.

Discussões em grupo e partilha de experiências

1.24.

Desenvolvimento de planos de ação para melhorar as relações no contexto escolar

Carga horária total: 7h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Escolaridade Minima Obrigatória.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

ONLINE


Formadores:

Joana Gonçalves


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Misto, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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