|
Promoção de Relações Positivas em Contexto Escolar
|
Apresentação
Este curso visa capacitar educadores e profissionais da educação a fomentar ambientes saudáveis e colaborativos. Por meio de práticas inclusivas e estratégias de comunicação, os participantes aprenderão a fortalecer vínculos, promover o respeito mútuo e prevenir conflitos, contribuindo para uma comunidade escolar harmoniosa.
Destinatários
Auxiliares de escolas
Localidades
ONLINE
Formadores
Joana Gonçalves
Programa |
||||||||||||
1. |
Promoção de Relações Positivas em Contexto Escolar (7h) |
|||||||||||
1.1. |
Importância das Relações em Contexto Escolar |
|||||||||||
1.2. |
Significado das relações interpessoais na escola |
|||||||||||
1.3. |
Impacto das relações no bem-estar dos alunos |
|||||||||||
1.4. |
Papel do pessoal não docente na gestão das relações |
|||||||||||
1.5. |
Comunicação Eficaz |
|||||||||||
1.6. |
Habilidades de escuta ativa |
|||||||||||
1.7. |
Técnicas de comunicação clara e assertiva |
|||||||||||
1.8. |
Compreensão das diferentes perspetivas |
|||||||||||
1.9. |
Gestão de Conflitos |
|||||||||||
1.10. |
Identificação de conflitos comuns |
|||||||||||
1.11. |
Estratégias de resolução de conflitos |
|||||||||||
1.12. |
Promoção da empatia e compreensão mútua |
|||||||||||
1.13. |
Colaboração e Trabalho em Equipa |
|||||||||||
1.14. |
Importância do trabalho colaborativo na escola |
|||||||||||
1.15. |
Promoção de projetos em equipa |
|||||||||||
1.16. |
Construção de um ambiente de confiança |
|||||||||||
1.17. |
Fomentar a Inclusão |
|||||||||||
1.18. |
Práticas inclusivas na escola |
|||||||||||
1.19. |
Apoio a alunos com necessidades educativas especiais |
|||||||||||
1.20. |
Sensibilização para a diversidade |
|||||||||||
1.21. |
Estudos de Caso e Aplicação Prática |
|||||||||||
1.22. |
Análise de situações reais |
|||||||||||
1.23. |
Discussões em grupo e partilha de experiências |
|||||||||||
1.24. |
Desenvolvimento de planos de ação para melhorar as relações no contexto escolar |
|||||||||||
(Carga horária total: 7h) | ||||||||||||
Requisitos mínimos de participação |
||||||||||||
|