Ficha Técnica do Curso: SIADAP 123, o que muda?
Refª: FB_350


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Contínua Ativos

000 - Formação de Base


Apresentação:

A avaliação de desempenho da Administração Pública tem um papel primordial enquanto instrumento catalisador de boas práticas gestionárias fundadas num planeamento antecipado e participado, por todos os intervenientes, em articulação entre os serviços e nos que neles trabalham.

Pretende-se dotar os trabalhadores da Administração Pública das principais ferramentas à boa aplicação dos vários subsistemas de avaliação.

Objectivos Gerais:

O curso tem como objetivo capacitar os trabalhadores de Recursos Humanos, e Avaliadores, das principais alterações decorrentes do Decreto-Lei n.º 12/2024, de 10 de janeiro, de modo a conhecerem e implementarem novas dinâmicas, com vista ao sucesso dos processos avaliativos.

Objectivos Específicos:

- Conhecer os conceitos do SIADAP;
- Identificar os vários subsistemas de avaliação;
- Gerir o processo avaliativo no acompanhamento das várias fases;
- Articular os objetivos dos serviços, dos dirigentes e dos trabalhadores;
- Interpretar as diretivas legais e regulamentares do sistema;
- Perceber as recentes alterações do SIADAP.

Destinatários:

Responsáveis de RH e Avaliadores

Programa:

1.

SIADAP 123, o que muda? (7h)

Carga horária total: 7h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Funcionário público


Localidades:

ONLINE, Vila do Conde


Formadores:

Teresa Azevedo


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral, Misto, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

FUTURBRAIN © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.