Ficha Técnica do Curso: Boas práticas de higiene e segurança alimentar no comércio e logística
Refª: FB_346


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

WORKSHOP

341 - Comércio


Apresentação:

Esta formação destina-se a pessoas que trabalham na área há alguns anos e que necessitam de atualização de conhecimentos nesta matéria, de forma a desenvolverem boas práticas de higiene na distribuição alimentar, num sistema preventivo de segurança alimentar, através da análise dos perigos e do controlo dos pontos críticos do processo.

Objectivos Gerais:

Esta formação destina-se a pessoas que trabalham na área há alguns anos e que necessitam de atualização de conhecimentos nesta matéria, de forma a desenvolverem boas práticas de higiene na distribuição alimentar, num sistema preventivo de segurança alimentar, através da análise dos perigos e do controlo dos pontos críticos do processo.

Objectivos Específicos:

• Identificar os quatro perigos alimentares
• Distinguir os diferentes tipos de microrganismos
• Identificar os produtos que provocam alergias ou intolerâncias definidas pela regulamentação
• Definir contaminação cruzada
• Listar consequências para atividades ligadas à área alimentar
• Identificar as responsabilidades dos intervenientes
• Listar as regras de higiene
• Identificar os comportamentos adequados
• Vestir corretamente o fardamento
• Lavar as mãos na sequência e tempo corretos
• Identificar as condições de saúde fundamentais dos manipuladores de alimentos
• Listar boas praticas de armazenagem e distribuição dos alimentos
• Listar boas praticas de armazenagem a frio dos alimentos
• Compreender a importância do sistema marcha à frente

Destinatários:

Ativos/as

Esta formação destina-se a pessoas que trabalham na área há alguns anos e que necessitam de atualização de conhecimentos nesta matéria, de forma a desenvolverem boas práticas de higiene na distribuição alimentar, num sistema preventivo de segurança alimentar, através da análise dos perigos e do controlo dos pontos críticos do processo.

Programa:

1.

Higiene e Segurança Alimentar - Introdução (2h)

2.

Higiene e Saúde Pessoal (2h)

3.

Boas práticas de Higiene Alimentar (8h)

Carga horária total: 12h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público


Localidades:

Quarteira


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

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