Ficha Técnica do Curso: Práticas de Comunicação Assertiva e Gestão de Conflitos na IPSS
Refª: FB_325


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação para IPSS

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:

Este curso visa desenvolver e aplicar técnicas de inteligência emocional - auto-conhecimento, escuta ativa e empatia.
Aquisição de ferramentas práticas para melhorar a comunicação interpessoal e resolução de conflitos de forma eficiente com o objetivo de construir um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Objectivos Gerais:

Este curso visa dotar os formandos de conhecimentos e técnicas que promovem a assertividade na comunicação e o trabalho em equipa. Desenvolver e aplicar técnicas de inteligência emocional - auto-conhecimento, escuta ativa e empatia na gestão de situações laborais, expressando as suas necessidades, opiniões e preferências de forma clara e objetiva, promovendo a inclusão social na instituição; Aquisição de conhecimentos que permitem os formandos identificar e gerir situações de conflito de forma assertiva e construtiva, com o objetivo de transformar o conflito em uma oportunidade de crescimento.

Objectivos Específicos:

No final da formação os formandos ficam aptos a
1.1 Introdução à comunicação assertiva:
-Definição de comunicação assertiva e sua importância;
-Diferença entre comunicação assertiva, passiva e agressiva;
-Benefícios de uma comunicação assertiva

1.2 Elementos da comunicação assertiva:
-Linguagem verbal e não verbal;
-Tom de voz e postura;
-Escuta ativa e empatia;
-Expressão de sentimentos e opiniões de forma respeitosa;
-Barreiras que interferem numa boa prática da comunicação assertiva;

1.3 Estratégias para melhorar a comunicação assertiva:
-Reconhecimento dos próprios valores e crenças que influenciam a comunicação;
-Prática da assertividade em situações do dia a dia;
-Técnicas de comunicação assertiva;
-Autoconfiança e eficácia nas comunicações;
-Assertividade na gestão da comunicação e o desenvolvimento do trabalho em equipa;

1.4 Gestão de conflitos:
-Tipos de conflitos e suas causas;
-Fases de um conflito;
-Técnicas para solução de conflitos;
-Comportamentos facilitadores para uma comunicação adequada;

1.5 Aplicação da comunicação assertiva e gestão de conflitos no ambiente profissional:
-Comunicação assertiva na liderança e nas relações de trabalho;
-Resolução de conflitos em equipas;
-Estratégias de relacionamento;
-Gestão de feedbacks e críticas construtivas;

Destinatários:

Ativos

Programa:

1.

Práticas de Comunicação Assertiva e Gestão de Conflitos (16h)

1.1.

Introdução à comunicação assertiva:

1.2.

Elementos da comunicação assertiva;

1.3.

Estratégias para melhorar a comunicação assertiva:

1.4.

Gestão de conflitos;

1.5.

Aplicação da comunicação assertiva e gestão de conflitos no ambiente profissional;

Carga horária total: 16h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Escolaridade Minima Obrigatória.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Padrão da Légua


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Misto, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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