Ficha Técnica do Curso: Logística Internacional
Refª: FB_157/8510


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Modular Certificada

341 - Comércio


Apresentação:

Logística internacional

Objectivos Gerais:

Logística Internacional

Objectivos Específicos:

Identificar os principais agentes da logística Internacional e explicar o seu papel.
Enumerar os vários tipos de incoterms existentes.
Identificar os principais procedimentos aduaneiros.
Caraterizar as principais estruturas e veículos de suporte à logística internacional.
Identificar o nível de integração de uma cadeia logística;
Reconhecer vantagens e desvantagens da centralização.


Destinatários:

Ativos/as empregados/as e desempregados/as

Programa:

1.

Logística Internacional (25h)

1.1.

Enquadramento

1.2.

Logística internacional

1.3.

Principais agentes

1.4.

Papel dos transportes na cadeia de abastecimento

1.5.

Incoterms

1.6.

O que são e sua classificação

1.7.

Responsabilidades e seguro

1.8.

Alfândegas e procedimentos aduaneiros

1.9.

Estruturas e veículos de suporte à logística internacional

1.10.

Transportes vs aplicabilidade

1.11.

Rodoviário

1.12.

Marítimo

1.13.

Ferroviário

1.14.

Aéreo

1.15.

Outros sistemas de suporte

1.16.

Fatores de decisão na escolha do meio de transporte

1.17.

Cadeia de abastecimento internacional

1.18.

Integração das CA Internacionais

1.19.

Integração das CA da Europa

1.20.

Como atuam os líderes Europeus da logística

1.21.

Vantagens e desvantagens da centralização

1.22.

Acordos de cooperação estratégica de médio/longo prazo entre Fornecedores – Produtores – Dis

1.23.

Tipos de relacionamento: confrontacional, transacional, iniciativas pontuais, integração/col

1.24.

Modelos de colaboração

1.25.

- VMI (Vendor Managed Inventory)

1.26.

- CRP (Continuous Replenishment Programmes)

1.27.

- SBO (Sales based ordering)

1.28.

- JIT (Just-in-time)

1.29.

- ECR (Efficient Customer Response)

1.30.

- CPFR (Colaborative Planning, Forecasting and Replenishment)

Carga horária total: 25h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:

Fernando Rodrigues


Financiamento:

POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Eixo: 1 Tipologia de Intervenção: 8 POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Eixo: 1 Tipologia de Intervenção: 1.08

Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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