Ficha Técnica do Curso: Coordenação da expedição em armazém
Refª: FB_156/8509


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Modular Certificada

341 - Comércio


Apresentação:

 

Objectivos Gerais:

Coordenar eficazmente a expedição em armazém

Objectivos Específicos:

Identificar os princípios gerais da expedição em armazém.
Planear o processo de expedição.
Coordenar e supervisionar a mercadoria a expedir e a sua carga.
Coordenar a arrumação, proteção e acondicionamento da carga no transporte.
Controlar o processo de fecho carga expedida.


Destinatários:

Ativos/as empregados e desempregados com 9º ano

Programa:

1.

Coordenação da expedição em armazém (50h)

1.1.

Princípios gerais da expedição em armazém

1.2.

Resumo do processo

1.3.

Especificidades técnicas impostas aos veículos

1.4.

Planeamento do processo de expedição

1.5.

Análise do volume de carga a expedir

1.6.

Definição de plano de trabalho

1.7.

Alocação de recursos e materiais

1.8.

Coordenação e supervisão da expedição

1.9.

Analisar a atividade supervisionando os fluxos e processos de trabalho

1.10.

Verificação e resolução de situações de:

1.11.

- não conformidades

1.12.

- correção dos erros

1.13.

- estado da mercadoria e acondicionamento

1.14.

- consolidação de cargas

1.15.

Verificação da mercadoria em cross docking

1.16.

Garantir os recursos humanos e materiais da atividade

1.17.

Verificar a qualidade e execução do processo, garantindo as entregas nas lojas de destino

1.18.

Coordenação da arrumação, proteção e acondicionamento da carga no transporte:

1.19.

Rota e escalas do transporte

1.20.

Peso das mercadorias

1.21.

Volume das mercadorias

1.22.

Fragilidade das mercadorias

1.23.

Perigosidade das mercadorias

1.24.

Perecibilidade das mercadorias

1.25.

Tipo de embalagem de transporte

1.26.

Exigências técnicas e legais das diferentes mercadorias

1.27.

Contentorização e paletização de cargas para transporte marítimo, aéreo e terrestre

1.28.

Operações de terminal

1.29.

Verificação do fecho administrativo

1.30.

Validação dos documentos e análise de não conformidades

Carga horária total: 50h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:

POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Eixo: 1 Tipologia de Intervenção: 8 POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Eixo: 1 Tipologia de Intervenção: 1.08

Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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