Ficha Técnica do Curso: Risoterapia
Refª: CMA79


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Continua Ativos - Intra Empresa

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:

A formação é um instrumento para a aquisição e desenvolvimento de competências nos domínios estratégicos prioritários que permitem um maior envolvimento dos/as ativos/as na organização, contribuindo para a modernização do setor e para a qualidade do serviço público.

Objectivos Gerais:

Dotar os/s formandos/s de conhecimentos que permitirão desbloquear as suas emoções através da prática regular do riso. Esta formação irá permitir um aumento da capacidade de liderança, da motivação e autoconfiança, da energia e da resistência ao stress, da capacidade criativa e da memória e uma melhoria da disponibilidade no atendimento ao cliente

Objectivos Específicos:

 

Destinatários:

Educadoras de Infância, Auxiliares de ATL e Ludotecas

Programa:

1.

Risoterapia (14h)

1.1.

Importância do projecto de formação para a aquisição e desenvolvimento de competências nos dominios

1.2.

Sensibilização para a promoção da igualdade de oportunidades,em função do género, da deficiência e

1.3.

Sensibilização para a importância da qualificação dos trabalhadores com défices de qualificações, at

1.4.

História do Riso

1.5.

Em que consiste uma sessão de riso

1.6.

Sessão de riso

1.7.

Benefícios do riso na saúde

1.8.

Como realizar sessões de riso

1.9.

Momento de partilha

1.10.

Meditação do riso

1.11.

Jogos

1.12.

Exercícios de respiração profunda

1.13.

Sessão de riso liderada por todos os participantes

Carga horária total: 14h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Albufeira


Formadores:


Financiamento:

POPH - Programa Operacional Potencial Humano
Eixo: 8 Tipologia de Intervenção: 3.4

Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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