Ficha Técnica do Curso: Formação Inicial Acelerada de Motorista de Pesados de Mercadorias
Refª: FB_003/IMT


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

840 - Serviços de Transporte


Apresentação:

Conhecer as características da cadeia cinemática para optimizar a respectiva utilização; Conhecer as características técnicas e o funcionamento dos órgãos de segurança a fim de dominar o veículo, de minimizar o seu desgaste e de prevenir os seus disfuncionamentos; Saber optimizar o consumo de combustível; Ser capaz de assegurar uma carga respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo; Conhecer o ambiente social do transporte rodoviário e a sua regulamentação; Conhecer a regulamentação relativa ao transporte de mercadorias; Ficar sensibilizado para os riscos da estrada e os acidentes de trabalho; Saber prevenir a criminalidade e o tráfico de clandestinos; Saber prevenir os riscos físicos; Ter consciência da importância da aptidão física e mental; Estar apto a avaliar situações de emergência e a aplicar procedimentos adequados; Saber adoptar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte; Conhecer o contexto económico do transporte rodoviário de mercadorias e a organização do mercado; Conhecer as actuais tecnologias disponíveis para utilização no sistema de transportes e ter noção das tendências futuras; Aperfeiçoamento da condução racional baseada nas regras de segurança.

Objectivos Gerais:

Conhecer as características da cadeia cinemática para optimizar a respectiva utilização; Conhecer as características técnicas e o funcionamento dos órgãos de segurança a fim de dominar o veículo, de minimizar o seu desgaste e de prevenir os seus disfuncionamentos; Saber optimizar o consumo de combustível; Ser capaz de assegurar uma carga respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo; Conhecer o ambiente social do transporte rodoviário e a sua regulamentação; Conhecer a regulamentação relativa ao transporte de mercadorias; Ficar sensibilizado para os riscos da estrada e os acidentes de trabalho; Saber prevenir a criminalidade e o tráfico de clandestinos; Saber prevenir os riscos físicos; Ter consciência da importância da aptidão física e mental; Estar apto a avaliar situações de emergência e a aplicar procedimentos adequados; Saber adoptar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte; Conhecer o contexto económico do transporte rodoviário de mercadorias e a organização do mercado; Conhecer as actuais tecnologias disponíveis para utilização no sistema de transportes e ter noção das tendências futuras; Aperfeiçoamento da condução racional baseada nas regras de segurança.

Objectivos Específicos:

 

Destinatários:

Adultos maiores de 18 anos ou 21 anos, detentores da escolaridade mínima obrigatória, que pretendam exercerem a função de motorista de pesados de mercadorias.

Programa:

1.

Mecânica e Electrónica (7h)

2.

Condução defensiva, económica e ambiental (21h)

3.

Regulamentação laboral (7h)

4.

Regulamentação da actividade (14h)

5.

Sinistralidade (14h)

6.

Prevenção da criminalidade no transporte (7h)

7.

Saúde, segurança e higiene no trabalho (7h)

8.

Situações de emergência e primeiros socorros (7h)

9.

Relações interpessoais e qualidade do serviço (14h)

10.

Contexto económico e organização empresarial (14h)

11.

Tecnologias de informação e comunicação (14h)

12.

Formação Prática (14h)

Carga horária total: 140h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante


Localidades:

Beja, Coimbra, Ermesinde, Madeira, Oliveira do Hospital, ONLINE, Ovar, Ponta Delgada - Azores, Terceira - Azores, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Viseu


Formadores:

António Jaime, António Marques, Carla Lopes, Carlos Ferreira, Catarina Santos, Célio Dias, Diamantino Oliveira, Fernanda Carvalho, Fernando Rodrigues , Francisco Macedo, Graça Maia, Helena Cardoso, José Duarte, Leonel Rodrigues, Manuel Martins, Mónica Teixeira, Raquel Moreira, Ricardo Lopes, Ricardo Magalhães


Financiamento:


Horários de Formação:


Formas de Organização:


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

Nos diferentes módulos, de forma agrupada ou em cada um, é efetuada avaliação formativa através de testes, trabalhos individuais ou em grupo.
A Avaliação de Conhecimentos incide na forma como cada formando/a atingiu os objetivos pedagógicos relativos a cada módulo.
Os critérios definidos correspondem aos objetivos específicos de cada módulo.
A avaliação dos critérios definidos é feita em termos de uma escala de percentagem convertível numa escala de níveis de 1 a 5. As provas de avaliação de conhecimentos são concebidas, realizadas e avaliadas pelo formador ou formadores. O aproveitamento no curso depende da obtenção de um resultado igual ou superior a 50% em todos os módulos que a constituem.

Tipo de Avaliação
a) De reação (final) – no final da ação de formação haverá lugar ao preenchimento do Questionário de Avaliação Formando e do
Questionário de Avaliação Formador
b) De conhecimentos – formativa e sumativa (parcial e final)


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Para certificação são Requisitos ter avaliação positiva a todos os módulos;Assiduidade igual ou superior a 80% do total da carga horária; Comportamento adequado ao papel de formando.
O Certificado é emitido a todos os formandos que obtiverem avaliação final positiva, que consiste no mínimo de Nível 3, apresentada na escala qualitativa:
5-Muito Bom – 4-Bom – 3-Suficiente 2-Insuficiente 1- Muito Insuficiente
Os pedidos de emissão do CAM comprovativo da formação contínua são instruídos com o certificado comprovativo da respetiva frequência, com aproveitamento.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.

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