Ficha Técnica do Curso: Ergonomia
Refª: FB_387


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Contínua Ativos

862 - Segurança e higiene do trabalho


Apresentação:

A ergonomia no trabalho com crianças é fundamental para
garantir um ambiente seguro, saudável e confortável, tanto para as crianças quanto
para os profissionais que as acompanham. A aplicação de princípios ergonómicos
ajuda a prevenir lesões, cansaço excessivo e desconforto, promovendo o bem-estar
físico e psicológico. Além disso, um ambiente adequado facilita a aprendizagem e
interação, criando um espaço mais produtivo e saudável, promovendo o bem-estar
de todos os envolvidos.

Objectivos Gerais:

Capacitar os formandos a conhecer a história e evolução da
ergonomia, compreender os conceitos essenciais de fisiologia, biomecânica e
antropometria, identificar os principais fatores de risco biomecânico e físico
relacionados a lesões músculo-esqueléticas, além de aplicar metodologias de
avaliação de risco e entender a importância de um posto de trabalho adequado
para a saúde e segurança dos trabalhadores.

Objectivos Específicos:

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido
os conhecimentos e desenvolvidas competências que lhes permitam:
- Conhecer um pouco da história da ergonomia e a sua evolução;
- Reconhecer algumas noções de fisiologia, biomecânica e antropometria
essenciais para a aplicação das metodologias de avaliação de risco
biomecânico;
- Compreender o que são lesões músculo-esqueléticas;
- Reconhecer os principais fatores de risco físico e como estes contribuem
para o desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas nos trabalhadores;
- Identificar os principais fatores de risco biomecânico;
- Conhecer os diversos conceitos associados à carga de trabalho (física e
mental);
- Conhecer as principais noções de posto de trabalho e equipamento de
trabalho e as suas consequências para a saúde e segurança dos
trabalhadores;
- Identificar o que são tarefas de movimentação manual de cargas e as suas
consequências para a saúde e segurança dos trabalhadores;
- Compreender as diversas metodologias de avaliação de risco de lesão
músculo-esquelética.

Destinatários:

Todos os profissionais que desejam compreender e aplicar princípios ergonómicos no ambiente de trabalho, promovendo o bem-estar, prevenindo lesões e contribuindo para a melhoria das condições laborais.

Programa:

1.

Introdução à Ergonomia (3h)

1.1.

História da Ergonomia;

1.2.

Conceito de Ergonomia;

1.3.

Correntes da Ergonomia;

1.4.

Principais conceitos relacionados com a Ergonomia;

1.5.

Objeto e objetivos da Ergonomia;

1.6.

Referenciais de classificação da Ergonomia;

1.7.

A Prática Ergonómica

2.

Lesões Músculo Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho (3h)

2.1.

Noções básicas de fisiologia;

2.2.

Noções básicas de biomecânica;

2.3.

Noções de antropometria;

2.4.

Postura de trabalho;

2.5.

Lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT).

3.

Fatores de risco físicos e biomecânicos e carga de trabalho (3h)

3.1.

Fatores de risco físico e LMERT

3.2.

Fatores de risco biomecânico e LMERT

3.3.

Carga de trabalho

4.

Interface Homem-Máquina e Postos de trabalho (4h)

4.1.

Interface Homem Máquina

4.2.

Posto de trabalho

4.3.

Equipamento de trabalho

4.4.

Trabalho com esforço repetido em membros

4.5.

Trabalhos em posições ou espaços inadequados

4.6.

Trabalho que inclui peso e postura inadequado

4.7.

Medidas preventivas

5.

A movimentação de cargas e a avaliação dos riscos de LMERT (3h)

5.1.

Movimentação manual de cargas (MMC);

5.2.

Metodologias de avaliação de risco de lesão músculo-esquelética.

5.3.

Medidas preventivas

Carga horária total: 16h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Escolaridade Minima Obrigatória.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:

Cláudia Vieira


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Misto, Pós-Laboral


Formas de Organização:

B-Learning, E-Learning, Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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