Ficha Técnica do Curso: Formação Prática de Liderança e Gestão de Equipas
Refª: FB_370


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Contínua Ativos

341 - Comércio


Apresentação:

Com este curso pretendemos que os colaboradores consigam melhores resultados com a sua equipa, num ambiente de indústria.
Conseguir uma boa gestão de equipas é fundamental para o sucesso de qualquer organização.
No final do curso de formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Liderar, motivar, inspirar, apoiar e acreditar no potencial da sua equipa;
- Aplicar determinadas estratégias para que a sua equipa consiga atingir os melhores resultados.

Objectivos Gerais:

No final do curso de formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Liderar, motivar, inspirar, apoiar e acreditar no potencial da sua equipa;
- Aplicar determinadas estratégias para que a sua equipa consiga atingir os melhores resultados.

Objectivos Específicos:

1. LIDERAR PELO EXEMPLO
Modelo de excelência para os seus colaboradores.
“Vestir a camisola” e assumir-se como um exemplo em toda a dinâmica de trabalho.
Elemento inspirador, que representa os valores da entidade e comprometer-se com os
resultados.
2. CONHECER SUA EQUIPA
conheça todos os membros da sua equipa e as suas competências, os seus métodos de
trabalho e as suas personalidades;
Delegação de tarefas
Usar o potencial em prol de um objetivo comum.
3. INCENTIVAR O RESPEITO PELAS DIFERENÇAS
Respeito pela individualidade de cada elemento.
incentivar toda a equipa a valorizar as suas diferenças individuais e absorvê-las como
oportunidades de desenvolvimento, aprendizagem e partilha.
4. GARANTIR UM COMPROMISSO COMUM
transmitir a todos os elementos a missão do trabalho em equipa e o seu propósito; focar
para um objetivo comum.
Usar uma mensagem inspiradora todos os elementos se identifiquem e queiram “vestir a
camisola”
Envolvimento com os colaboradores com o trabalho que executam e nos valores da entidade
e que sejam o “combustível” para atingir os melhores resultados.
5. PROMOVA UMA BOA COMUNICAÇÃO
Promoção de um canal aberto de ideias, opiniões e experiências, onde impere a confiança, a
transparência e o respeito mútuo.
Práticas de comunicação assertiva, clara e objetiva dentro da equipa para alcançar altos
níveis de motivação, desempenho e produtividade no trabalho.
6. INCENTIVAR O FEEDBACK
O feedback como ferramenta chave na gestão de equipas de sucesso.
Incentivar e valorizar os pontos fortes de cada elemento da equipa e as suas necessidades
de melhoria, para a diminuição de conflitos e aumentar exponencialmente o desempenho, a
confiança e motivação de todos colaboradores.
7. SABER GERIR OS CONFLITOS
A partilha de soluções numa adversidade, incentivar a sua equipa a partilhar soluções, que
permitam obter bons resultados, em prol de um objetivo comum.
transformar situações adversas em oportunidades criativas e de evolução profissional.
8. MOTIVAR A SUA EQUIPA
Motivar e inspirar a equipa e Incentiva-la a ser criativa e pensar “fora da caixa”,
reconhecimento do seu valor, demonstre a importância das suas ideias e celebrem juntos a conquista de grandes resultados.

Destinatários:

Ativos/as

Programa:

1.

Formação Prática de Liderança e Gestão de Equipas (10h)

Carga horária total: 10h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público


Localidades:

Vila Nova de Gaia


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:


Formas de Organização:


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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