Ficha Técnica do Curso: Acompanhamento de crianças - técnicas de animação
Refª: FB_367


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Contínua Ativos

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:


As Técnicas de Animação são essenciais para uma acompanhamento saudável de crianças individualmente e em grupo.
A capacitação dos profissionais que lidam com crianças é, por isso, imprescindível.

Objectivos Gerais:

No final da formação os formandos ficam aptos a:
- Identificar o papel do animador no desempenho profissional de acompanhante de crianças.
- Reconhecer as principais técnicas e metodologias de animação.

Objectivos Específicos:

• Papel do animador e os diferentes tipos de animação
o Perfil do animador
o Tipos de animação
 - Animação individual
 - Animação em grupo (definição; estratégias e atividades)
o Formas de animação
 - Animação artística
 - Animação lúdica
 - Programação
 - Equipamentos, espaços e materiais
o Animador e a cultura
o Animação através do brinquedo
o Objetivos e meios para promover o desenvolvimento da criança
• Metodologias e técnicas de animação
o Objetivos das técnicas de animação
o Expressão do movimento
o Expressão dramática
o Expressão plástica
o Expressão musical
• Tipos de animação
o Animação individual
 - Definição
 - Estratégias
 - Atividades
o Animação de grupos
 - Definição
 - Estratégias
 - Atividades
• Planificação de atividades
o Elaboração e planificação de atividades
 - Definição de objetivos
 - Desenvolvimento de conteúdos
 - Definição de estratégias
• - Potencial de recursos humanos e materiais
• - Flexibilidade da planificação

Destinatários:

Ativos
Profissionais que lidam com crianças.

Programa:

1.

Acompanhamento de crianças - técnicas de animação (21h)

Carga horária total: 21h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público


Localidades:

Idanha a Nova, Instalações do Cliente, Vila do Conde


Formadores:

Teresa Azevedo


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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