Ficha Técnica do Curso: Expressão Plástica, Musical, Dramática, Corporal, Verbal e Atividades Pedagógicas com Crianças NEE
Refª: FB_364


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Continua Ativos - Intra Empresa

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:

No contexto atual da educação inclusiva, é essencial que os auxiliares desenvolvam estratégias que atendam à diversidade de necessidades das crianças. Este curso surge como uma resposta, oferecendo ferramentas que favorecem a expressão e a comunicação de crianças, incluindo com Necessidades Educativas Especiais (NEE). A arte e a expressão, em suas múltiplas formas, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento emocional e social, promovendo um ambiente de aprendizagem mais rico e acessível. Ao explorar essas diversas linguagens, os auxiliares poderão criar experiências significativas que não apenas respeitam, mas celebram a individualidade de cada criança.

Objectivos Gerais:

Com este curso pretendemos dotar os participantes de conhecimentos e competências, adequados e específicos à realidade de trabalho com crianças, que permitam apoiar no desenvolvimento, cognitivo, psicomotor e socio afetivo da criança através da expressão dramática, corporal, musical e de atividades pedagógicas.

Objectivos Específicos:

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Conhecer as Premissas Fundamentais da Expressão Plástica;
- Conhecer as Premissas Fundamentais da Expressão Musical;
- Conhecer as Premissas Fundamentais da Expressão Dramática;
- Conhecer as Premissas Fundamentais da Expressão Corporal;
- Conhecer as Premissas Fundamentais da Expressão Verbal;
- Conhecer e Reconhecer o Conceito de Atividades Pedagógicas, através de Exemplos;
- Conhecer e Desenvolver Atividades Pedagógicas com Crianças NEE

Destinatários:

Auxiliares Ação Educativa

Programa:

1.

Expressão Plástica, Musical, Dramática, Corporal, Verbal e Atividades Pedagógicas com Crianças NEE (24h)

1.1.

- Expressão Plástica:

1.2.

Conceitos e Premissas Fundamentais;

1.3.

Importância na 1ª Infância;

1.4.

Técnicas de Expressão Plástica - Creche;

1.5.

Técnicas de Expressão Plástica - Jardim de Infância;

1.6.

- Expressão Musical:

1.7.

Conceitos e Premissas Fundamentais;

1.8.

Importância na 1ª Infância;

1.9.

Técnicas de Expressão Musical - Creche;

1.10.

Técnicas de Expressão Musical - Jardim de Infância;

1.11.

- Expressão Dramática:

1.12.

Conceitos e Premissas Fundamentais;

1.13.

Importância na 1ª Infância;

1.14.

Técnicas de Expressão Dramática - Creche;

1.15.

Técnicas de Expressão Dramática - Jardim de Infância;

1.16.

- Expressão Corporal:

1.17.

Conceitos e Premissas Fundamentais;

1.18.

Importância na 1ª Infância;

1.19.

Técnicas de Expressão Corporal - Creche;

1.20.

Técnicas de Expressão Corporal - Jardim de Infância;

1.21.

- Expressão Verbal:

1.22.

Conceitos e Premissas Fundamentais;

1.23.

Importância na 1ª Infância;

1.24.

Técnicas de Expressão Verbal - Creche;

1.25.

Técnicas de Expressão Verbal - Jardim de Infância;

1.26.

- Atividades Pedagógicas:

1.27.

Conceitos;

1.28.

Exemplos;

1.29.

- Atividades Pedagógicas com Crianças NEE

1.30.

Conceitos;

1.31.

Exemplos.

Carga horária total: 24h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Funcionário público


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Misto


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

FUTURBRAIN © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.