Ficha Técnica do Curso: Gestão da Formação nas Autarquias
Refª: FB_348


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

WORKSHOP

090 - Desenvolvimento pessoal


Apresentação:

Este cursos atribui competências para que os participantes desenvolvam adequadamente o processo de diagnóstico, planeamento e organização de um plano de formação de uma Organização Pública conforme exigências legais decorrentes do regime da formação profissional na Administração Pública, criando condições para tornar mais efetivos o direito e o dever de formação profissional dos trabalhadores em funções públicas conforme DL nº 86-A/2016 e DL n.º 173/2019.

Objectivos Gerais:

No final do curso de formação, os participantes deverão ser capazes de:

- Compreender a importância do diagnóstico de necessidades de formação para a produção de planos de formação ajustados e eficazes cfr. exigências legais (Decreto-Lei n.º 86-A/2016, 29 Dezembro: DL nº 86-A/2016 e DL n.º 173/2019.
- Correlacionar as políticas de desenvolvimento de recursos humanos e de inovação e modernização administrativas, os resultados da avaliação do desempenho assim como as prioridades de formação aferidas pelos colaboradores com os projetos formativos a integrar nos Planos de Formação;
- Saber conceber instrumentos que permitam aferir as necessidades prioritárias dos trabalhadores face às exigências dos postos de trabalho que ocupam;
- Saber tratar os dados obtidos nos relatórios de avaliação de desempenho e da aplicação de novos instrumentos de diagnóstico num formato suscetível de relatório;
- Saber elaborar relatórios de diagnóstico de necessidades de formação;
- Construir de forma eficaz planos de formação a partir dos instrumentos e relatórios de diagnóstico de necessidades de formação;
- Saber elaborar relatórios de avaliação da formação e comunicar os resultados.

Objectivos Específicos:

1. Formação e Desenvolvimento Organizacional
A formação profissional na Administração Pública
Principais conceitos e princípios
Modalidades e tipologia da formação profissional
O ciclo da gestão da formação na Administração Pública

2. O processo de Diagnóstico de Necessidades da Formação: dos Métodos aos Instrumentos
O conceito e a importância do diagnóstico de necessidades de formação na gestão de projetos formativos
Metodologias de perceção das políticas de desenvolvimento de recursos humanos e de inovação e modernização administrativas
A identificação das necessidades de formação decorrentes do processo de avaliação do desempenho
As metodologias a usar na identificação das necessidades prioritárias dos trabalhadores face às exigências dos postos de trabalho que ocupam
A importância da conceção de relatórios de diagnósticos de necessidades de formação- exemplos
A instrumentação da conceção de planos anuais de formação a partir dos relatórios de diagnóstico de necessidades de formação
Contratação da Formação – seleção das entidades formadoras


3. A avaliação do impacto dos projetos formativos operacionalizados

O conceito de avaliação da eficácia da formação
A escolha do modelo de avaliação de cada projeto formativo/curso: identificação das finalidades, dos instrumentos, dos momentos e dos níveis avaliativos de intervenção
O planeamento da intervenção avaliativa de cada curso do plano de formação
A recolha de dados para a avaliação da eficácia
A análise e interpretação de dados
O relatório e comunicação do impacto da formação

Destinatários:

Gestores de Recursos Humanos nas Autarquias

Programa:

1.

Formação e Desenvolvimento Organizacional (3h)

2.

O processo de Diagnóstico de Necessidades da Formação: dos Métodos aos Instrumentos (9h)

3.

A avaliação do impacto dos projetos formativos operacionalizados (9h)

Carga horária total: 21h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Funcionário público


Localidades:

ONLINE, Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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