Ficha Técnica do Curso: Necessidades Educativas Específicas (NEE) - Acompanhamento e Dinâmicas Pedagógicas
Refª: FB_344


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:

O/as Auxiliares de Ação Educativa (AAE) desempenham um papel fundamental na inclusão das crianças a nível da infância, ao cuidarem delas, ao apoiarem o educador, ao realizar atividades, nos aspetos organizacionais em toda a escola e com uma missão muito importante que é de facilitar a comunicação da criança com NEE. Essa valorização das funções das AAE tornaram essencial a sua formação profissional como forma de garantir um bom desempenho das suas funções.

Objectivos Gerais:

Nesta formação pretende-se que os AAE reconheçam a sua importância na inclusão das criança.
Assim, no final da formação os formandos ficam aptos a:
- Caraterizar as necessidades específicas de educação de crianças com imaturidade de desenvolvimento; crianças hiperativas; crianças com deficiência (Motora, Mental, Visual, Auditiva e Crianças com doenças crónicas;
- Saber usar metodologias específicas de ensino / aprendizagem e apoio à socialização e promoção da autonomia;
- Ter conhecimento individualizado das crianças - técnicas e procedimentos;
- Planificar, desenvolver e acompanhar as atividades pedagógicas das crianças com necessidades específicas de educação (NEE).

Objectivos Específicos:

1. Caracterização das necessidades específicas de educação
- Crianças com imaturidade de desenvolvimento
- Crianças hiperativas
- Crianças com deficiência (Motora, Mental, Visual, Auditiva)
- Crianças com doenças crónicas
2. Metodologias específicas de ensino / aprendizagem
- Apoio à socialização
Promoção da autonomia
Promoção do desenvolvimento motor
Promoção do desenvolvimento da linguagem
3. Observação e conhecimento individualizado das crianças - técnicas e procedimentos
4. Planificação, desenvolvimento e acompanhamento das atividades pedagógicas das crianças com necessidades específicas de educação.

Destinatários:

Auxiliares de Ação Educativa

Programa:

1.

Dinâmicas Pedagógicas para acompanhamento de Crianças com NEE (15h)

1.1.

Caracterização das necessidades específicas de educação

1.2.

Metodologias específicas de ensino / aprendizagem

1.3.

Observação e conhecimento individualizado das crianças - técnicas e procedimentos

1.4.

Planificação, desenvolvimento e acompanhamento das atividades pedagógicas das crianças com necessida

Carga horária total: 15h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem


Localidades:

Instalações do Cliente, ONLINE, Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

FUTURBRAIN © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.