Ficha Técnica do Curso: Inteligência Emocional
Refª: FB_337


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Contínua Ativos

000 - Formação de Base


Apresentação:

A inteligência emocional tem recebido um enorme destaque na área profissional, onde é visto como uma das soft skills (habilidade comportamental) mais valorizada.
As descobertas sobre esta temática têm sido usadas nas organizações para selecionar e desenvolver as capacidades dos seus colaboradores, criando melhores líderes, pois vai permitir a criação de uma maior harmonia entre as equipas, havendo uma melhoria nas suas relações.
Esta capacidade vai relacionar-se com outras, como a perceção, a expressão e a regulação emocional no próprio e nos outros. O que permite usar as emoções para motivar, planear, atingir objetivos, para a resolução de problemas, mas também para regular os nossos próprios comportamentos.
No final desta ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
• Compreender o conceito de inteligência emocional;
• Perceber a sua importância e aplicação no mercado de trabalho e na vida pessoal;
• Aprender a desenvolver a inteligência emocional.

Objectivos Gerais:

1 - O Conceito de Inteligência Emocional
2 - As emoções e os Modelos de Inteligência Emocional
3 - Perceção Emocional
4 - Facilitação Emocional do Pensamento
5 - Compreensão Emocional
6 - Gestão Emocional
7 - Inteligência Emocional em Diferentes Contextos

Objectivos Específicos:

Módulo 1 - O Conceito de Inteligência Emocional
• O conceito de Inteligência Emocional;
• Diferença entre QI e QE;
• A importância da Inteligência Emocional na vida pessoal e profissional;
• O conceito de emoções;
Módulo 2 - As emoções e os Modelos de Inteligência Emocional
• As componentes das emoções;
• As emoções primárias e secundárias;
• O funcionamento do cérebro;
• Modelos de Inteligência Emocional;
• Empatia e Compaixão.
Módulo 3 - Perceção Emocional
• Emoções na Expressão Facial e Linguagem Corporal;
• Percecionar Emoções;
• Emoções e Sensações;
• Treino da Perceção Emocional;
• Treino da Atenção Plena- Mindfulness;
• Meditação da Respiração;
• Perceção Emocional e Empatia.
Módulo 4 - Facilitação Emocional do Pensamento
• Focar a atenção para o que é importante;
• Gerar emoções para auxiliar no raciocínio e memória sobre os sentimentos;
• Gerar emoções para alterar o humor entre o otimismo e pessimismo;
• Habilidade para ajustar o humor à tarefa.
Módulo 5 - Compreensão Emocional
• Denominar Emoções;
• Compreender Emoções;
• Compreender Causas e Consequências;
• Interpretações Universais;
• Compreender as causas;
• Questões para compreender as emoções;
• Tomada de consciência da interpretação na avaliação da situação.
Módulo 6 - Gestão Emocional
• Inteligência Emocional e a Comunicação;
• Inteligência emocional na comunicação verbal e não- verbal;
• Regulação Emocional;
• Atenção Plena/ Respiração Consciente;
• Antecipação de Situações;
• Alterar o foco da atenção;
• Reavaliação Cognitiva;
• Resolução de problemas;
• Escuta Ativa;
• Meta-momento.
Módulo 7 - Inteligência Emocional em Diferentes Contextos
• Inteligência Emocional em casa
• Inteligência Emocional no trabalho

Destinatários:

Ativos/as

Programa:

1.

Inteligência Emocional (21h)

Carga horária total: 21h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:


Formas de Organização:

Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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