1. |
Saúde, Higiene, Segurança no Trabalho (8h) |
|
1.1. |
Conceitos Básicos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho |
|
1.2. |
Riscos Gerais e a sua prevenção |
|
1.3. |
Elementos Básicos de Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais |
|
1.4. |
Riscos Específicos e a sua prevenção no respetivo sector de atividade económica de empresa |
2. |
Primeiros Socorros (8h) |
|
2.1. |
Sistema Integrado de emergência médica; |
|
2.2. |
Princípios básicos (Posição lateral de segurança + desobstrução da via aérea, etc) |
|
2.3. |
Doenças infetocontagiosas |
|
2.4. |
Suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa; |
|
2.5. |
Hemorragias, feridas, lesões na cabeça, pescoço e dorso, acidente vascular cerebral, enfartes… |
3. |
Medidas de 1ª Intervenção Combate a Incêndios (4h) |
|
3.1. |
Tipos de emergência |
|
3.2. |
Extintores com mais eficácia sobre as diferentes classes de fogo |
|
3.3. |
Importância da formação e utilização de um extintor no momento certo |
|
3.4. |
Equipamentos de proteção individual e respetivas características; |
|
3.5. |
Estratégias e táticas em caso de emergência de incêndio; |
|
3.6. |
Entidades e organismos responsáveis pela proteção civil; |
|
3.7. |
Utilizar na prática um extintor; |
4. |
Assédio Moral e Sexual no Local de Trabalho (4h) |
|
4.1. |
Assédio sexual do assédio moral no local de trabalho; |
|
4.2. |
Pistas de atuação perante incidentes de assédio sexual e/ou moral no local de trabalho; |
|
4.3. |
Práticas de prevenção e intervenção no assédio; |
5. |
Práticas de Comunicação Assertiva e Gestão de Conflitos (16h) |
|
5.1. |
Autoconfiança e eficácia nas comunicações entre superiores hierárquicos, colegas e cidadãos; |
|
5.2. |
Reações emocionais na gestão de relacionamentos laborais; |
|
5.3. |
Barreiras que interferem numa boa prática da comunicação assertiva; |
|
5.4. |
Assertividade na gestão da comunicação e o desenvolvimento do trabalho em equipa; |
|
5.5. |
Gestão de conflitos; |
|
5.6. |
Técnicas para lidar com cidadãos insatisfeitos; |
|
5.7. |
Comportamentos facilitadores para uma comunicação adequada; |
Carga horária total: 40h |