Ficha Técnica do Curso: Assertividade, Motivação e Trabalho em Equipa
Refª: FB_308


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Contínua Ativos

090 - Desenvolvimento pessoal


Apresentação:

Em todas as Organizações, as competências de Trabalho em Equipa são imprescindíveis para o bom funcionamento das mesmas.
Neste curso pretende-se refletir e desenvolver competências pessoais de relacionamento interpessoal e profissionais, ao nível das equipas de trabalho - integração e inclusão, comunicação, motivação, resolução de problemas e dificuldades.



Objectivos Gerais:

Pretende-se que no final da ação de formação os formandos sejam capazes de:
• Reconhecer a importância das relações interpessoais como a base do trabalho em equipa;
• Identificar e promover os fatores que permitam estabelecer um relacionamento interpessoal positivo;
• Comunicar com os diferentes interlocutores internos e externos da organização;
• Reforçar o espírito de equipa;
• Promover o espírito crítico sobre as atitudes de cada um, abrindo caminho para uma adequada gestão de conflitos e para a motivação para trabalhar em equipa.
• Desenvolver a autoconfiança e eficácia nas comunicações entre superiores hierárquicos, colegas e clientes;
• Reduzir as reações emocionais na gestão de relacionamentos laborais;
• Reconhecer as barreiras que interferem numa boa prática da comunicação assertiva;
• Praticar diariamente a assertividade na gestão da comunicação e o desenvolvimento do trabalho em equipa;
• Gerir conflitos e adquirir acordos coletivos;
• Adquirir técnicas para lidar com clientes insatisfeitos e treinar comportamentos facilitadores, visando uma comunicação adequada.

Objectivos Específicos:

Somos uma equipa?
Conceito de equipa aplicado a um contexto de trabalho
Critérios estratégicos para definir uma equipa
Estudo de casos práticos para validar a presença de uma equipa
Importância das equipas de trabalho
A visão estratégica do trabalho de equipa para a organização e colaboradores
Vantagens do trabalho de equipa para os colaboradores
Saúde no trabalho e qualidade do trabalho de equipa
Desenvolvimento da equipa
Fases de desenvolvimento de uma equipa
Análise de casos práticos de construção de equipas em contextos organizacionais
A comunicação em contexto de trabalho de equipa
A nossa percepção do mundo baseada em informação falível e limitada
A importância maior da comunicação não-verbal nas suas várias vertentes
A excelência na comunicação: o domínio dos estilos de comunicação e sua aplicação a situações de equipa
Motivação e desempenho
O autoconhecimento e estratégias para o fortalecimento da nossa força-de-vontade
O conhecimento dos outros e capacidade de os motivar para colaborarem connosco
Resolução de dificuldades e problemas
Os duelos do ter razão e estratégias para resolução dos conflitos
A diferença entre a compreensão e aceitação do outro
A comunicação empática - Simulações de conflitos reais de equipa

Destinatários:

Ativos/as

Programa:

1.

Assertividade, Motivação e Trabalho em Equipa (44h)

Carga horária total: 44h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público


Localidades:

ONLINE, Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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