Ficha Técnica do Curso: Técnicas de escrita e redação profissional
Refª: FB_297


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Contínua Ativos

341 - Comércio


Apresentação:

No final do curso de formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar os diversos tipos de Comunicação Escrita
- Comunicar eficazmente, utilizando a expressão escrita
- Analisar metodicamente um texto escrito e retirar dele a informação essencial
- Analisar documentos modelo para visualizar o cumprimento das regras
- Redigir documentos de acordo com as normas estabelecidas

Objectivos Gerais:

No final do curso de formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar os diversos tipos de Comunicação Escrita
- Comunicar eficazmente, utilizando a expressão escrita
- Analisar metodicamente um texto escrito e retirar dele a informação essencial
- Analisar documentos modelo para visualizar o cumprimento das regras
- Redigir documentos de acordo com as normas estabelecidas

Objectivos Específicos:

1. A comunicação escrita
Reconhecer a importância da comunicação escrita;
Descrever as situações profissionais que recorrem à escrita;
Os diferentes tipos de textos;
Identificar as dificuldades imediatas.

2. Respeitar as regras de redação comercial
Fórmula de cortesia;
Uso de letras maiúsculas/minúsculas;
Uso de palavras em itálico;
Uso de estrangeirismos;
Uso da numeração;
Uso dos símbolos das unidades de medida;
Uso de siglas e abreviaturas;
Uso de expressões;
Uso de sinais: hífen, aspas, parêntesis.

3. Analisar o destinatário e o contexto
Identificar o destinatário do texto e as suas caraterísticas;
Definir os objetivos a alcançar e a finalidade do texto;
Os diferentes estilos de redação em função do assunto e do destinatário;
O texto integrado na estratégia e imagem da organização;
O texto como ato de comunicação e influência.

4. Estruturar o pensamento (1,5 Horas)
Classificar e hierarquizar as suas ideias
Distinguir o que é essencial e o que é acessório
Colocar em evidência as ideias-chave
Conceber um plano claro e coerente

5. Estruturar o texto
A estrutura e a objetividade do texto;
Articular as ideias: os encadeamentos lógicos;
Respeitar as regras da legibilidade: o parágrafo, a frase, as palavras, a pontuação;
Fornecer ritmo às frases;
Conjugar no seu texto informação e convicção;
Humanizar as suas mensagens;
Informar através dos assuntos, das sínteses, dos títulos, da apresentação.

6. Caraterísticas dos textos comerciais
A carta comercial;
O e-mail;
O relatório;
A ata;
A comunicação interna;
O memorando.

Destinatários:

Ativos/as

Programa:

1.

TÉCNICAS DE ESCRITA E REDAÇÃO PROFISSIONAL (12h)

Carga horária total: 12h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público


Localidades:

Faro


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

E-Learning, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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