Ficha Técnica do Curso: Liderança para dirigentes e chefias
Refª: FB_281


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

341 - Comércio


Apresentação:

Garantir uma gestão de equipas eficaz e eficiente é fundamental em qualquer Organização.
Traçar e atingir objetivos de equipa passa por desenvolver competências pessoais de liderança pessoal e de grupo, capazes de empreender novas estratégias adequadas aos casos específicos.

Objectivos Gerais:

No final do curso de formação, os participantes deverão ser capazes de:
 Ver a Equipa como parte de um todo;
 Ser Líder de si mesmo - conhecer-se a si para viver em harmonia com os outros;
 Saber gerir as Emoções no relacionamento interpessoal;
 Praticar uma Comunicação Eficaz
 Desenvolver a empatia, colocar-se no lugar do outro;
 Saber promover o espírito de equipa - inspirar, apoiar e acreditar no potencial da sua equipa;
 Aplicar determinadas estratégias para que a sua equipa consiga atingir os melhores resultados.

Objectivos Específicos:

1. SER Líder de si mesmo - conhecer-se a si para viver em harmonia com os outros
- Técnicas de Auto-análise e auto-conhecimento (mindfulness & awareness)
- Identificar os seus pontos fortes e pontos fracos (transformar fraquezas em forças e oportunidades, minimizando as ameaças)
- Técnicas para reforçar a auto-estima e a auto-motivação (empoderamento pessoal)
- Ética pessoal vs Ética colectiva (Valores basilares de conduta)
- Técnicas de equilíbrio pessoal: Coerência entre Pensamento, Sentimento e Ação
- Uma vida com Propósito - a nossa missão no mundo
- Da Competição para a Cooperação - "Coopetir" win-win mindset.

2. Gestão das Emoções no relacionamento interpessoal
- Estilos Emocionais - identificar para melhorar comportamentos
- Quocientes de inteligência - 4 tipos
- A Inteligência Emocional VS Inteligência Intelectual
- Os cinco pilares da Inteligência Emocional - aplicação prática
- Benefícios da aplicação da I.E.
- Quociente de Adversidade - a capacidade de ser resiliente e adaptar-se à mudança
- Guia para desenvolver a resiliência e adaptabilidade

3. Comunicação Eficaz
- Como Comunicar: características para uma boa Comunicação
- Comunicação consciente - assertividade não é agressividade
- Gestão conflitos - Estratégias para Resolução de Conflitos
- Como Dar e Receber Feedback no trabalho em equipa

5. Empatia
O que é a empatia?
- A importância da Empatia -Sentir o outro. Colocar-se no lugar do outro.
A importância da tolerância e respeito pela diferença - inclusão e aceitação da diversidade
- Como desenvolver a empatia - exercícios práticos

6. Engagement e Motivação
- Como promover o espirito de equipa
- Como manter a equipa motivada para alcançar o objetivo comum
- Estratégias para melhorar a performance da equipa

Destinatários:

Dirigentes e Chefias

Programa:

1.

1. Enquadramento (3h)

2.

2. SER Líder de si mesmo - conhecer-se a si para viver em harmonia com os outros (18h)

3.

3. Gestão das Emoções no relacionamento interpessoal (7h)

4.

4. Comunicação Eficaz (11h)

5.

5. Empatia (14h)

6.

6. Engagement e Motivação (7h)

Carga horária total: 60h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Évora, Instalações do Cliente, ONLINE, Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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