Ficha Técnica do Curso: Medidas de Prevenção COVID-19, Primeiros Socorros e Medidas de Primeira Intervenção em Incêndios
Refª: FB_255


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

862 - Segurança e higiene do trabalho


Apresentação:

Este curso visa dotar os formandos de ferramentas necessárias para a segurança no que se refere aos Primeiros Socorros, à prevenção do Covid-19 e em caso de incêndio.

Objectivos Gerais:

Dotar os trabalhadores de conhecimentos e competências, adequados e específicos à realidade de trabalho da empresa, estabelecimento ou serviço, que permitam aplicar as medidas de primeiros socorros em situações de emergência que ocorram no contexto de trabalho;
Contribuir para minimizar as consequências adversas na saúde dos trabalhadores vítimas de acidentes, de doença súbita no local de trabalho e Covid-19;
Dar a conhecer as medidas de primeira intervenção em caso de incêndio.

Objectivos Específicos:

Garantir a segurança para si e terceiros em caso de suspeitas de COVID-19;
Conhecer o sistema Integrado de emergência médica;
Assegurar uma rápida atuação e eficaz avaliação das situações de emergência que ocorram no local de trabalho, pela execução de técnicas e procedimentos de emergência simples e primários que permitam evitar o agravamento de lesões resultantes de acidentes e de situações de doença súbita;
Saber atuar Hemorragias, feridas, lesões na cabeça, pescoço e dorso, acidente vascular cerebral, enfartes;
Acionar de forma adequada o pedido de socorro, contribuindo para diminuir a mortalidade e a morbilidade no contexto de trabalho; Princípios básicos (Posição lateral de segurança + desobstrução da via aérea) e suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa;
Conhecer as classes de fogos, os 4 métodos de extinção, os agentes extintores de acordo com a natureza dos materiais e condições presentes, responsáveis pelo fogo, avaliando todos os fatores de risco presentes;
Reconhecer os diversos tipos de extintores de incêndio: adequar a técnica de combate à utilização dos extintores; manipular os extintores de acordo com a natureza dos materiais e fatores favoráveis à propagação do fogo. Garantir a extinção do fogo.

Destinatários:

Todos os elementos da empresa com especial enfoque sobre os que fazem parte das equipas de intervenção em caso de emergência.

Programa:

1.

Primeiros Socorros (4h)

1.1.

Sistema Integrado de emergência médica;

1.2.

Princípios básicos (Posição lateral de segurança + desobstrução da via aérea, etc)

1.3.

Doenças infetocontagiosas – COVID-19

1.4.

Suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa;

1.5.

Hemorragias, feridas, lesões na cabeça, pescoço e dorso, acidente vascular cerebral, enfartes…

2.

Medidas de Primeira Intervenção em caso de incêndio (4h)

2.1.

O fogo, agentes extintores e métodos de extinção;

2.2.

Estratégias e táticas de ataque

2.3.

Equipamentos de proteção individual e respetivas características;

2.4.

Organização das equipas de intervenção

2.5.

Tipos de emergência

2.6.

Entidades e organismos responsáveis pela proteção civil;

2.7.

Análise do plano de evacuação.

2.8.

Muita componente prática, principalmente da utilização dos extintores

3.

Formação Prática (4h)

3.1.

Formação Prática em Primeiros Socorros

3.2.

Formação Prática em caso de Incêndio

Carga horária total: 12h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Aveiro, Barcelos, Ferreira do Alentejo, Ferreira do Zêzere, Lagoa, Leiria, Montijo, Oliveira do Bairro, ONLINE, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

FUTURBRAIN © 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.