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Segurança e Qualidade do Serviço nos transportes de passageiros
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Apresentação
Este curso tem como objetivo transmitir conhecimentos teórico-práticos aos formandos para que possam praticar uma condução mais segura e, consequentemente, contribuírem para a redução da sinistralidade rodoviária e a gravidade das suas consequências. A utilização correta dos tacógrafos; Noções básicas de primeiros socorros e conhecimento de suporte básico de vida; segurança, higiene e saúde no trabalho e os riscos a que está exposto e aplicar medidas de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças profissionais relacionados com o contexto de trabalho. Adotar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte.
Destinatários
Serviços de transporte
Localidades
Vila do Conde
Formadores
Pedro Silva, Raquel Moreira, Ricardo Lopes, Rogério Louro
Programa |
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1. |
Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho (12h) |
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1.1. |
Conceitos Básicos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho |
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1.2. |
Riscos Gerais e a sua prevenção |
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1.3. |
Elementos Básicos de Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais |
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1.4. |
Riscos Específicos e a sua prevenção no respetivo sector de atividade económica de empresa |
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2. |
Primeiros Socorros (7h) |
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2.1. |
Primeiros socorros – fundamentos |
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2.2. |
Acidentes de pele – formas de atuação |
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2.3. |
Acidentes do esqueleto – formas de actuação |
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2.4. |
Acidentes digestivo – formas de actuação |
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2.5. |
Acidentes circulatórios – formas de actuação |
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2.6. |
Acidentes respiratórios – formas de actuação |
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2.7. |
Outros tipos de acidentes – formas de actuação e prevenção |
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2.8. |
Primeiros cuidados em situações específicas |
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3. |
Relacionamento Interpessoal e Qualidade de Serviço (6h) |
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3.1. |
Atitudes do/a motorista e imagem de marca |
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3.2. |
Diferentes papéis do/a motorista |
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3.3. |
Componente relacional do/a motorista face aos diferentes interlocutores do/a |
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3.4. |
motorista |
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3.5. |
Comunicação: Características e Obstáculos |
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3.6. |
Relacionamento interpessoal em contexto profissional: Trabalho em Equipa Assertividade |
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3.7. |
Da Conduta com os passageiros |
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3.8. |
Organização do Trabalho e Gestão do Tempo |
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3.9. |
Consequências de um litígio nos planos comercial e financeiro |
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4. |
Condução defensiva, económica e ambiental (8h) |
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4.1. |
Princípios Base da condução Eficiente ou Eco- Driving |
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4.2. |
Vantagens |
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4.3. |
Condução económica |
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4.4. |
Fatores que influenciam o consumo de combustível |
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4.5. |
Cadeia cinemática (motor, caixa de velocidades e eixo traseiro) |
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4.6. |
Peso |
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4.7. |
Forças e resistência |
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4.8. |
Circulação Urbana: Fatores de Risco |
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4.9. |
Obstáculos na circulação urbana |
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4.10. |
Ações e Capacidades de um motorista |
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5. |
Tacógrafos e Regulamentação Social (7h) |
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5.1. |
Legislação Enquadradora |
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5.2. |
Definições gerais |
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5.3. |
Modelos de Tacógrafo: Analógico e Digitais |
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5.4. |
Cartão Tacográfico: Descarregamento, consulta, armazenamento e impressão de dados do Tacógrafo Digit |
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5.5. |
Análise e interpretação dos registos efetuados pelos tacógrafos (analógica e digital) |
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5.6. |
Utilização dos suportes de registos (Folhas de Registo e cartão do Condutor) |
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5.7. |
Tempos de Condução, Pausa e Repouso |
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5.8. |
Obrigações do Condutor |
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5.9. |
Obrigações do Empresário |
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5.10. |
Infrações |
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5.11. |
Responsabilidade pelas infrações |
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5.12. |
Entidades Fiscalizadoras |
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5.13. |
Entidades com competência para a organização dos processos de contraordenação |
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(Carga horária total: 40h) | ||||||||||||
Requisitos mínimos de participação |
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