|
Assistente Operacional de Ação Educativa (35h)
|
Apresentação
Os/as Assistentes Operacionais com funções de Ação educativa, são chamadas a desempenhar um papel na inclusão de todas as crianças, esperando-se que trabalhem colaborativamente com o educador, de forma a dar uma resposta adequada às necessidades das crianças, aos pais, etc. Estes orientam-se agora para o apoio a alunos, docentes e encarregados de educação, no desenvolvimento do projeto educativo da escola, conforme definido no Decreto-Lei nº184/ 2004, de 29 de julho.
O/as AAE desempenham um papel fundamental na inclusão das crianças a nível da infância, ao cuidarem delas, ao apoiarem o educador, ao realizar atividades, nos aspetos organizacionais em toda a escola e com uma missão muito importante que é de facilitar a comunicação da criança com NEE com as restantes crianças. Essa valorização das funções das AAE tornaram essencial a sua formação profissional como forma de garantir um bom desempenho das suas funções, de acordo com Decreto-Lei nº184/ 2004, de 29 de julho.
Destinatários
Assistentes Operacionais com funções de Ação Educativa
Localidades
Ferreira do Zêzere
Programa |
||||||||||||
1. |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – O PAPEL DO AUXILIAR DE AÇÃO EDUCATIVA (3,5h) |
|||||||||||
2. |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DOS 0 AOS 6 ANOS (3,5h) |
|||||||||||
3. |
COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO EFICAZ COM A CRIANÇA: A RELAÇÃO AFETIVA E PEDAGÓGICA (3,5h) |
|||||||||||
4. |
SAÚDE INFANTIL E PRIMEIROS SOCORROS – TIPOS DE ACIDENTES E FORMAS DE ATUAÇÃO (7h) |
|||||||||||
5. |
RELACIONAMENTO COM OS PAIS (3,5h) |
|||||||||||
6. |
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIFICAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (7h) |
|||||||||||
7. |
EXPRESSÃO PLÁSTICA, MUSICAL, DRAMÁTICA, CORPORAL, VERBAL E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS (7h) |
|||||||||||
(Carga horária total: 35h) | ||||||||||||
Requisitos mínimos de participação |
||||||||||||
|