Ficha Técnica do Curso: Técnicas de Animação
Refª: FB_173/3258


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Modular Certificada

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:

• Planificar e dinamizar a animação com carácter interdisciplinar, como forma de desenvolver competências e autonomias.

Objectivos Gerais:

• Planificar e dinamizar a animação com carácter interdisciplinar, como forma de desenvolver competências e autonomias.

Objectivos Específicos:

• Expressão livre
• Criatividade e o ambiente
• Partilha e a entre-ajuda
• Promoção pessoal
• Expressão plástica
• Desenho
o Evolução do desenho infantil
o Materiais
o Várias técnicas
o Evolução da pintura infantil
o Materiais e as técnicas
o Evolução da modelagem infantil
o Materiais
o Várias técnicas
o Materiais
o Várias técnicas
• Construção de fantoches
• Outras actividades
o Raspagem
o Recorte
o Colagem
o Dobragem
o Trabalhos tridimencionais
o Móbiles
• Expressão musical

Destinatários:

Ativos maiores de 18 anos.

Programa:

1.

Técnicas de Animação (50h)

1.1.

• Expressão livre

1.2.

• Criatividade e o ambiente

1.3.

• Partilha e a entre-ajuda

1.4.

• Promoção pessoal

1.5.

• Expressão plástica

1.6.

• Desenho

1.7.

o Evolução do desenho infantil

1.8.

o Materiais

1.9.

o Várias técnicas

1.10.

o Evolução da pintura infantil

1.11.

o Materiais e as técnicas

1.12.

o Evolução da modelagem infantil

1.13.

o Materiais

1.14.

o Várias técnicas

1.15.

o Materiais

1.16.

o Várias técnicas

1.17.

• Construção de fantoches

1.18.

• Outras actividades

1.19.

o Raspagem

1.20.

o Recorte

1.21.

o Colagem

1.22.

o Dobragem

1.23.

o Trabalhos tridimencionais

1.24.

o Móbiles

1.25.

• Expressão musical

Carga horária total: 50h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre 4º Ano (completo) e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público


Localidades:

Beja, Instalações do Cliente, Ovar, Póvoa de Varzim, Vila do Conde


Formadores:

Carla Filipe


Financiamento:

POPH - Programa Operacional Potencial Humano
Eixo: 2 Tipologia de Intervenção: 3 POPH - Programa Operacional Potencial Humano
Eixo: 2 Tipologia de Intervenção: 3 POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Eixo: 1 Tipologia de Intervenção: 1.08

Horários de Formação:

Laboral, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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