Notícias
IMT CARTÕES DE CONDUTORES CONSIDERADOS VÁLIDOS ATÉ 30 JUNHO

No âmbito das medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus — COVID 19 e atento o Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, determina-se: 1 – A suspensão do ensino da condução, quer teórico quer prático, ministrado pelas escolas de condução, não sendo contabilizadas quaisquer lições ministradas, nos termos do artigo 6.º da Lei n.º 14/2014, de 18 de março e dos artigos 3.º a 7.º da Portaria n.º 185/2015, de 23 de junho. 2 – A suspensão da atividade de formação presencial de certificação de profissionais, efetuada por entidades formadoras certificadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, IP (IMT; IP). 3 – A suspensão da realização de provas teóricas e provas práticas do exame de condução, realizadas quer nos centros de exame do IMT, quer nos centros de exame privados e todos os exames para obtenção de certificações profissionais assegurados pelo IMT, IP. 4- Na atividade formativa referida em 2, a formação presencial pode ser substituída excecionalmente, nos termos do n.º 6 do artigo 9.º, do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, por formação à distância, quando tal for possível e estiverem reunidas condições para o efeito, com as devidas adaptações e flexibilização dos respetivos requisitos e mediante autorização do IMT, IP. 5 – O período de suspensão ora determinado inicia-se a 16 de março de 2020, sendo reavaliado no dia 9 de abril de 2020, podendo ser prorrogada após reavaliação. 6 - Aplica-se o disposto no artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, no que respeita à validade de todos os documentos e atos associados à habilitação de condutores e certificação de profissionais cuja validade expire a partir da data do presente despacho ou nos 15 dias imediatamente anteriores ou posteriores, considerando-se válidos até 30 de junho. O Secretário de Estado das Infraestruturas,


Leia mais (+)

INQUÉRITO DE DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES FORMATIVAS

A sua opinião acerca das áreas de formação mais pertinentes para o seu desenvolvimento profissional é muito importante!

Agradecemos a sua colaboração preenchendo este inquérito!

Formação de Especialização

Primeiros Socorros e Medidas de Primeira Intervenção no Combate a Incêndio

21 horas

A formação para a aplicação de medidas de primeiros socorros é responsabilidade do empregador que, em função da dimensão da empresa e dos riscos da atividade que é desenvolvida deve formar um número suficiente de trabalhadores que fiquem responsáveis pela aplicação das medidas de primeiros socorros.

Saiba mais (+)

Formação de Especialização

Práticas de comunicação assertiva na instituição

44 horas

Este curso visa dotar a participante de conhecimentos e técnicas que promovem a assertividade na comunicação e o trabalho em equipa, na gestão de situações laborais e com os pais, expressando as suas necessidades, opiniões e preferências de forma clara e objetiva, promovendo a inclusão social na instituição.

Saiba mais (+)

Formação de Especialização

Especialização para Vigilante de Transporte Coletivo de Crianças

7 horas

O transporte de crianças, pela sua natureza particular, exige dos profissionais envolvidos competências próprias que assegurem as necessárias condições de segurança.
As crianças são utentes vulneráveis no sistema de circulação pelo que no seu transporte seja assegurada, para além do motorista, a presença de um acompanhante adulto designado por vigilante, a quem compete zelar pela segurança das crianças.

Saiba mais (+)

Formação de Especialização

Formação Complementar Transporte Coletivo de Crianças - TCC Renovação (2019)

20 horas

A Lei 13/2006, de 17 de Abril, regulamenta o transporte colectivo de crianças, aplicando-se a todos os casos de transporte colectivo de crianças de e para estabelecimentos de educação e ensino, creches, jardins de infância e outras instalações ou espaços onde decorram actividades educativas ou formativas, designadamente, o transporte para locais destinados à prática de actividades desportivas ou culturais, visitas de estudo e outras organizadas para a ocupação de tempos livres.
A condução de automóveis afectos à actividade de Transporte Colectivo de Crianças só pode ser efectuada por motoristas que possuam um certificado emitido pelo IMTT. Para acesso a este certificado é necessário a frequência de acção de formação que garanta conhecimentos sobre regras e medidas de segurança específicas do transporte de crianças, sobre primeiros socorros e relacionamento interpessoal.

Saiba mais (+)

Formação de Especialização

Formação Contínua de Motorista de Pesados de Passageiros

35 horas

A Formação Contínua de Motoristas tem por propósito contribuir para o aumento de conhecimentos e técnicas fundamentais quer para a compreensão do contexto económico da atividade empresarial quer para conhecer as boas práticas que contribuem para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte.

Esra formação é obrigatória, renovável de 5 em 5 anos para obtenção de Certificado de Aptidão de Motorista e Carta de Qualificação de Motorista, CAM e CQM.

Saiba mais (+)

Formação para IPSS

Dinâmicas Pedagógicas para acompanhamento de Crianças com NEE

10 horas

A coordenação de esforços na intervenção com crianças com NEE é fundamental. As equipas devem planear e intervir de forma concertada de forma a exponenciar resultados.

Saiba mais (+)

Os conteúdos deste website são propriedade de FUTURBRAIN. Concepção e desenvolvimento por Netflix - Innovation & Technology, Lda.