Ficha Técnica do Curso: Segurança, Comportamento e Práticas de Comunicação Assertiva na Infância
Refª: FB_319


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Aprendizagem

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:

Este curso visa dotar os formandos de ferramentas necessárias de reconhecimento de técnicas de segurança no que se refere aos Primeiros Socorros e Saúde, Higiene, Segurança no Trabalho.
Identificando as formas de atuação perante os diferentes tipos de acidentes.
Obtenção de conhecimentos e competências técnicas que permita aos formandos identificar os perigos existentes no local de trabalho, definindo métodos para avaliação, controlo e eliminação dos riscos profissionais;
Visa dotar os os formandos de conhecimentos e técnicas que promovem a assertividade na comunicação e o trabalho em equipa. Desenvolver e aplicar técnicas de inteligência emocional - auto-conhecimento, escuta ativa e empatia na gestão de situações laborais, expressando as suas necessidades, opiniões e preferências de forma clara e objetiva, promovendo a inclusão social na instituição;
Pretende-se que os/as participantes reconheçam a sua importância na inclusão das crianças a nível da infância, ao cuidarem delas, ao apoiarem o educador, ao realizar atividades, nos aspetos organizacionais em toda a escola e com uma missão muito importante que é de facilitar a comunicação da criança com NEE. Essa valorização das funções tornaram essencial a sua formação profissional como forma de garantir um bom desempenho das suas funções.

Objectivos Gerais:

Formação direcionada para desenvolvimento e aplicação técnicas de inteligência emocional - auto-conhecimento, escuta ativa e empatia;
Reconhecimento da importância da inclusão das crianças e os respetivos cuidados a ter;
Obtenção de conhecimentos e competências técnicas que permita aos participantes identificar os perigos existentes no local de trabalho, definindo métodos para avaliação, controlo e eliminação dos riscos profissionais.

Objectivos Específicos:

No final da formação os participantes deverão ficar aptos a:
-Identificar as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho;
- Identificar os riscos a que está exposto e aplicar medidas de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças profissionais relacionados com o contexto de trabalho;
- Selecionar e utilizar os equipamentos de proteção individual adequados.
- Assegurar uma rápida atuação e eficaz avaliação das situações de emergência que
ocorram no local de trabalho, pela execução de técnicas e procedimentos de emergência
simples e primários que permitam evitar o agravamento de lesões resultantes de
acidentes e de situações de doença súbita;
- Acionar de forma adequada o pedido de socorro, contribuindo para diminuir a
mortalidade e a morbilidade no contexto de trabalho;
- Garantir a segurança para si e terceiros em caso de suspeitas ou doenças
infetocontagiosas;
- Desenvolver a autoconfiança e eficácia nas comunicações entre superiores hierárquicos, colegas e cidadãos;
- Reduzir as reações emocionais na gestão de relacionamentos laborais;
- Reconhecer as barreiras que interferem numa boa prática da comunicação assertiva;
- Praticar diariamente a assertividade na gestão da comunicação e o desenvolvimento do trabalho em equipa;
- Gerir conflitos e adquirir acordos coletivos;
- Adquirir técnicas para lidar com cidadãos insatisfeitos e treinar comportamentos
facilitadores, visando uma comunicação adequada.
- Caracterização das necessidades específicas de educação:
- Crianças com imaturidade de desenvolvimento
- Crianças hiperativas
- Crianças com deficiência (Motora, Mental, Visual, Auditiva)
- Crianças com doenças crónicas
- Metodologias específicas de ensino / aprendizagem:
- Apoio à socialização
Promoção da autonomia
Promoção do desenvolvimento motor
Promoção do desenvolvimento da linguagem
-Observação e conhecimento individualizado das crianças - técnicas e procedimentos
-Planificação, desenvolvimento e acompanhamento das atividades pedagógicas das crianças com necessidades específicas de educação.

Destinatários:

Educadoras e Auxiliares de Ação Educativa

Programa:

1.

Saúde, Higiene, Segurança no Trabalho (8h)

1.1.

Conceitos Básicos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

1.2.

Riscos Gerais e a sua prevenção

1.3.

Elementos Básicos de Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais

1.4.

Riscos Específicos e a sua prevenção no respetivo sector de atividade económica de empresa

2.

Primeiros Socorros (8h)

2.1.

Sistema Integrado de emergência médica;

2.2.

Princípios básicos (Posição lateral de segurança + desobstrução da via aérea, etc)

2.3.

Doenças infetocontagiosas

2.4.

Suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa;

2.5.

Hemorragias, feridas, lesões na cabeça, pescoço e dorso, acidente vascular cerebral, enfartes…

3.

Necessidades Educativas Específicas (NEE) - Acompanhamento e Dinâmicas Pedagógicas (14h)

3.1.

Dinâmicas Pedagógicas para acompanhamento de Crianças com NEE

3.2.

Caracterização das necessidades específicas de educação

3.3.

Metodologias específicas de ensino / aprendizagem

3.4.

Observação e conhecimento individualizado das crianças - técnicas e procedimentos

3.5.

Planificação, desenvolvimento e acompanhamento das atividades pedagógicas das crianças com necessida

4.

Práticas de Comunicação Assertiva e Gestão de Conflitos (16h)

4.1.

Autoconfiança e eficácia nas comunicações entre superiores hierárquicos, colegas e cidadãos;

4.2.

Reações emocionais na gestão de relacionamentos laborais;

4.3.

Barreiras que interferem numa boa prática da comunicação assertiva;

4.4.

Assertividade na gestão da comunicação e o desenvolvimento do trabalho em equipa;

4.5.

Gestão de conflitos;

4.6.

Técnicas para lidar com cidadãos insatisfeitos;

4.7.

Comportamentos facilitadores para uma comunicação adequada;

Carga horária total: 46h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Escolaridade Minima Obrigatória.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Misto, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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