Ficha Técnica do Curso: Segurança de Trabalhos em Altura
Refª: FB_236


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

862 - Segurança e higiene do trabalho


Apresentação:

Pretende-se que no final do curso de formação, os formandos adquiram conhecimentos que lhes permitam adotar as posturas adequadas na implementação e organização de trabalhos em altura, bem como a seleção de medidas de proteção e prevenção de acidentes.

Objectivos Gerais:

No final da Formação os formandos ficam aptos a:
•Identificar os principais riscos inerentes aos trabalhos em altura;
•Implementar medidas de prevenção e proteção adequadas, respeitando as regras fundamentais de segurança, de modo a prevenir acidentes na realização de trabalhos em altura.

Objectivos Específicos:

No final da Formação os formandos ficam aptos a:
•Identificar os principais riscos inerentes aos trabalhos em altura;
•Implementar medidas de prevenção e proteção adequadas, respeitando as regras fundamentais de segurança, de modo a prevenir acidentes na realização de trabalhos em altura.

Destinatários:

Técnicos de Segurança, que irão posteriormente preparar os operadores.

Programa:

1.

Segurança de Trabalhos em Altura (16h)

1.1.

Enquadramento geral:

1.2.

- Equipamentos coletivos e individuais;

1.3.

- Fator de Queda e de Choque;

1.4.

- Dinâmica da queda.

1.5.

EPIs para trabalhos em altura:

1.6.

- Características e funções;

1.7.

- Normas e regras de utilização;

1.8.

- Verificação e manutenção.

1.9.

Técnicas básicas de Progressão em altura:

1.10.

- Progressão Horizontal;

1.11.

- Progressão Vertical em autosegurança;

1.12.

- Progressão em estruturas metálicas;

1.13.

- Inversões de Progressão;

1.14.

- Posicionamento Suspenso;

1.15.

- Manobras de Corrimão e “Fall Arrest”;

1.16.

- Montagem de linhas de vida; Montagem de Andaimes;

1.17.

- Manobras básicas de auxílio.

1.18.

Estudo de caso.

Carga horária total: 16h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Serpa


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Misto


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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