Ficha Técnica do Curso: Segurança nos Trabalhos em Altura- Poda de Árvores
Refª: FB_094


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

862 - Segurança e higiene do trabalho


Apresentação:

Os acidentes previnem-se!

Com esta ação pretende-se que promover comportamentos seguros na atividade específica de poda de árvores.

Objectivos Gerais:

Capacitar os formandos com os conhecimentos práticos de poda de árvores em altura e movimentação na mesma, e para a¨utilização segura e correcta de ferramentas de corte, durante as operações de poda e desmontagem, respeitando as normas de SHST e de protecção do ambiente.

Objectivos Específicos:

Identificar árvores e arbustos
Identificar as ferramentas de corte
Identificar os vários tipos de poda
Identificar as ferramentas de corte
Identificar os vários tipos de Poda
Identificar a segurança e analisar a estabilidade biodinâmica e seus riscos em árvores de grande porte
Identificar e experimentar novos métodos e técnicas de podas e corte em altura de acordo com a SHST.


Destinatários:

Ativos/as que operam em ambiente

Programa:

1.

Segurança nos Trabalhos em Altura- Poda de Árvores (8h)

1.1.

Introdução à temática

1.2.

A árvore no espaço urbano

1.3.

A importância da selecção das espécies.

1.4.

A poda de árvores ornamentais

1.5.

As ferramentas de corte

1.6.

As técnicas de corte

1.7.

A poda de formação

1.8.

A poda de manutenção

1.9.

A poda de segurança

1.10.

As diferentes técnicas de Podas arbóreas, boas práticas e sua importância de acordo com a SHST

1.11.

Tipo de Cortes

1.12.

Segurança das Arvores em meio urbano, sua estabilidade biomecânica e análise de risco em árvores de

1.13.

Caso Prático para experimentação das metodologias abordadas na acção, nomeadamente a actividade de P

Carga horária total: 8h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Funcionário público


Localidades:

Guimarães


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

Na formação teórica, é efetuada avaliação formativa através de testes, trabalhos individuais ou em grupo.
A Avaliação de Conhecimentos é composta por duas provas de natureza sumativa, uma teórica e outra prática. A prova teórica consiste num teste escrito, realizado no final da componente teóprica, incidindo sobre todas as temáticas do curso. A prova prática, igualmente de natureza sumativa, consiste numa simulação de desempenho, na qual os formandos devem em função da máquina a utilizar ser avaliados quanto ao desempenho das seguintes operações: Verificação da envolvente; Verificação dos Comandos; Operação da máquina; Parqueamento em Segurança; identificação de medidas preventivas.
A prova prática é realizada na sessão prática.
As provas de avaliação de conhecimentos são concebidas, realizadas e avaliadas pelo formador ou formadores.
Compete ao formador/es conceber para as provas práticas os respetivos formulários e guiões de prova, as grelhas de avaliação e de pontuação do grupo e de cada formando, bem como os formulários para a prova teórica.

Tipo de Avaliação
a) De reacção (final) – no final da acção de formação haverá lugar ao preenchimento do Questionário de Avaliação Formando e do Questionário de Avaliação Formador
b) De conhecimentos – formativa e sumativa (parcial e final)


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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