Cursos de formação

Segurança, Comportamento e Práticas de Comunicação Assertiva na Infância
Refª: FB_319
Carga horária total: 46h


Apresentação
Este curso visa dotar os formandos de ferramentas necessárias de reconhecimento de técnicas de segurança no que se refere aos Primeiros Socorros e Saúde, Higiene, Segurança no Trabalho.
Identificando as formas de atuação perante os diferentes tipos de acidentes.
Obtenção de conhecimentos e competências técnicas que permita aos formandos identificar os perigos existentes no local de trabalho, definindo métodos para avaliação, controlo e eliminação dos riscos profissionais;
Visa dotar os os formandos de conhecimentos e técnicas que promovem a assertividade na comunicação e o trabalho em equipa. Desenvolver e aplicar técnicas de inteligência emocional - auto-conhecimento, escuta ativa e empatia na gestão de situações laborais, expressando as suas necessidades, opiniões e preferências de forma clara e objetiva, promovendo a inclusão social na instituição;
Pretende-se que os/as participantes reconheçam a sua importância na inclusão das crianças a nível da infância, ao cuidarem delas, ao apoiarem o educador, ao realizar atividades, nos aspetos organizacionais em toda a escola e com uma missão muito importante que é de facilitar a comunicação da criança com NEE. Essa valorização das funções tornaram essencial a sua formação profissional como forma de garantir um bom desempenho das suas funções.


Destinatários
Educadoras e Auxiliares de Ação Educativa


Localidades
Vila do Conde


Programa

1.

Saúde, Higiene, Segurança no Trabalho (8h)

1.1.

Conceitos Básicos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

1.2.

Riscos Gerais e a sua prevenção

1.3.

Elementos Básicos de Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais

1.4.

Riscos Específicos e a sua prevenção no respetivo sector de atividade económica de empresa

2.

Primeiros Socorros (8h)

2.1.

Sistema Integrado de emergência médica;

2.2.

Princípios básicos (Posição lateral de segurança + desobstrução da via aérea, etc)

2.3.

Doenças infetocontagiosas

2.4.

Suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa;

2.5.

Hemorragias, feridas, lesões na cabeça, pescoço e dorso, acidente vascular cerebral, enfartes…

3.

Necessidades Educativas Específicas (NEE) - Acompanhamento e Dinâmicas Pedagógicas (14h)

3.1.

Dinâmicas Pedagógicas para acompanhamento de Crianças com NEE

3.2.

Caracterização das necessidades específicas de educação

3.3.

Metodologias específicas de ensino / aprendizagem

3.4.

Observação e conhecimento individualizado das crianças - técnicas e procedimentos

3.5.

Planificação, desenvolvimento e acompanhamento das atividades pedagógicas das crianças com necessida

4.

Práticas de Comunicação Assertiva e Gestão de Conflitos (16h)

4.1.

Autoconfiança e eficácia nas comunicações entre superiores hierárquicos, colegas e cidadãos;

4.2.

Reações emocionais na gestão de relacionamentos laborais;

4.3.

Barreiras que interferem numa boa prática da comunicação assertiva;

4.4.

Assertividade na gestão da comunicação e o desenvolvimento do trabalho em equipa;

4.5.

Gestão de conflitos;

4.6.

Técnicas para lidar com cidadãos insatisfeitos;

4.7.

Comportamentos facilitadores para uma comunicação adequada;

(Carga horária total: 46h)
 

Requisitos mínimos de participação

1. Habilitações académicas (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: Não especificado

Grau académico máximo: Escolaridade Minima Obrigatória

2. Situação profissional (a sua situação profissional tem de estar de acordo com uma das abaixo)

Trabalhador por conta de outrem
Trabalhador independente / conta própria
À procura do primeiro emprego
Funcionário público
Estudante
Reformado

FUTURBRAIN © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.