|
Segurança, Comportamento e Práticas de Comunicação Assertiva na Infância
|
Apresentação
Este curso visa dotar os formandos de ferramentas necessárias de reconhecimento de técnicas de segurança no que se refere aos Primeiros Socorros e Saúde, Higiene, Segurança no Trabalho.
Identificando as formas de atuação perante os diferentes tipos de acidentes.
Obtenção de conhecimentos e competências técnicas que permita aos formandos identificar os perigos existentes no local de trabalho, definindo métodos para avaliação, controlo e eliminação dos riscos profissionais;
Visa dotar os os formandos de conhecimentos e técnicas que promovem a assertividade na comunicação e o trabalho em equipa. Desenvolver e aplicar técnicas de inteligência emocional - auto-conhecimento, escuta ativa e empatia na gestão de situações laborais, expressando as suas necessidades, opiniões e preferências de forma clara e objetiva, promovendo a inclusão social na instituição;
Pretende-se que os/as participantes reconheçam a sua importância na inclusão das crianças a nível da infância, ao cuidarem delas, ao apoiarem o educador, ao realizar atividades, nos aspetos organizacionais em toda a escola e com uma missão muito importante que é de facilitar a comunicação da criança com NEE. Essa valorização das funções tornaram essencial a sua formação profissional como forma de garantir um bom desempenho das suas funções.
Destinatários
Educadoras e Auxiliares de Ação Educativa
Localidades
Vila do Conde
Programa |
||||||||||||
1. |
Saúde, Higiene, Segurança no Trabalho (8h) |
|||||||||||
1.1. |
Conceitos Básicos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho |
|||||||||||
1.2. |
Riscos Gerais e a sua prevenção |
|||||||||||
1.3. |
Elementos Básicos de Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais |
|||||||||||
1.4. |
Riscos Específicos e a sua prevenção no respetivo sector de atividade económica de empresa |
|||||||||||
2. |
Primeiros Socorros (8h) |
|||||||||||
2.1. |
Sistema Integrado de emergência médica; |
|||||||||||
2.2. |
Princípios básicos (Posição lateral de segurança + desobstrução da via aérea, etc) |
|||||||||||
2.3. |
Doenças infetocontagiosas |
|||||||||||
2.4. |
Suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa; |
|||||||||||
2.5. |
Hemorragias, feridas, lesões na cabeça, pescoço e dorso, acidente vascular cerebral, enfartes… |
|||||||||||
3. |
Necessidades Educativas Específicas (NEE) - Acompanhamento e Dinâmicas Pedagógicas (14h) |
|||||||||||
3.1. |
Dinâmicas Pedagógicas para acompanhamento de Crianças com NEE |
|||||||||||
3.2. |
Caracterização das necessidades específicas de educação |
|||||||||||
3.3. |
Metodologias específicas de ensino / aprendizagem |
|||||||||||
3.4. |
Observação e conhecimento individualizado das crianças - técnicas e procedimentos |
|||||||||||
3.5. |
Planificação, desenvolvimento e acompanhamento das atividades pedagógicas das crianças com necessida |
|||||||||||
4. |
Práticas de Comunicação Assertiva e Gestão de Conflitos (16h) |
|||||||||||
4.1. |
Autoconfiança e eficácia nas comunicações entre superiores hierárquicos, colegas e cidadãos; |
|||||||||||
4.2. |
Reações emocionais na gestão de relacionamentos laborais; |
|||||||||||
4.3. |
Barreiras que interferem numa boa prática da comunicação assertiva; |
|||||||||||
4.4. |
Assertividade na gestão da comunicação e o desenvolvimento do trabalho em equipa; |
|||||||||||
4.5. |
Gestão de conflitos; |
|||||||||||
4.6. |
Técnicas para lidar com cidadãos insatisfeitos; |
|||||||||||
4.7. |
Comportamentos facilitadores para uma comunicação adequada; |
|||||||||||
(Carga horária total: 46h) | ||||||||||||
Requisitos mínimos de participação |
||||||||||||
|