Ficha Técnica do Curso: SIADAP- Com as Alterações Segundo DL12/2024
Refª: FB_357


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Contínua Ativos

000 - Formação de Base


Apresentação:

A avaliação de desempenho da Administração Pública tem um papel primordial enquanto instrumento catalisador de boas práticas gestionárias fundadas num planeamento antecipado e participado, por todos os intervenientes, em articulação entre os serviços e nos que neles trabalham.

Objectivos Gerais:

O curso tem como objetivo capacitar os trabalhadores da Administração Pública a compreender a estrutura e impacto das alterações introduzidas pelo DL 12/2024 no
SIADAP, além de explorar sua periodicidade, requisitos, efeitos da avaliação e regras de sucessão de avaliadores.

Objectivos Específicos:

No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Analisar em detalhe as alterações específicas introduzidas pelo DL 12/2024 no
SIADAP.
- Examinar as implicações das alterações nos procedimentos e critérios de avaliação do SIADAP. Identificar as principais fases do SIADAP 3 e compreender os requisitos e
etapas de cada uma. Avaliar os parâmetros de avaliação do SIADAP, incluindo competências, resultados e contratualização.
- Analisar os efeitos da avaliação de desempenho no desenvolvimento profissional e na
gestão de recursos humanos das organizações.
- Identificar e discutir os principais desafios e erros na formulação de objetivos e
indicadores de desempenho no contexto do SIADAP.
- Explorar estratégias eficazes para comunicar os resultados da avaliação aos
avaliados, reconhecendo a importância desse momento na relação laboral.

Destinatários:

Responsáveis de RH e Avaliadores

Programa:

1.

SIADAP- Com as Alterações Segundo DL12/2024 (7h)

1.1.

Apresentação Geral do SIADAP

1.2.

Alterações do DL 12/2024

1.3.

Periodicidade e Requisitos

1.4.

Regras Aplicáveis à Sucessão de Avaliadores

1.5.

As Fases do SIADAP 3

1.6.

Parâmetros de Avaliação

1.7.

Competências

1.8.

Contratualização

1.9.

Avaliação

1.10.

Os Efeitos da Avaliação de Desempenho

1.11.

Análise dos Principais Erros na Formulação de Objetivos e nos Indicadores. Comunicar o Resultado da

Carga horária total: 7h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Escolaridade Minima Obrigatória.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

ONLINE


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Misto, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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