|
Procedimentos de inscrição e confirmação de inscrição
Que compromisso assumo ao pré-inscrever-me para um curso?
Ao pré-inscrever-se para um curso, o utilizador não assume qualquer compromisso com a FUTURBRAIN. A FUTURBRAIN é que assume compromissos com o inscrito. Quando a FUTURBRAIN reúne um número suficiente de pré-inscritos para poder realizar uma acção de formação de determinado curso, notifica os pré-inscritos por email e por SMS (mensagem escrita para telemóvel), da data aprazada para o início da acção.
Após receber essa informação o pré-inscrito poderá vir ao site FUTURBRAIN para aí confirmar a sua inscrição na acção, ou seja, para manifestar o seu interesse em frequentar a acção nas datas agendadas.
Resumindo: A pré-inscrição garante ao pré-inscrito que será sempre informado das datas de início das acções de formação dos cursos em que se pré-inscreveu.
Porque me pedem dados pessoais para a pré-inscrição?
Alguns dos cursos de formação que a FUTURBRAIN promove são co-financiados pelo Fundo Social Europeu, o que implica que são apenas para formandos que preencham determinadas condições (empregados, desempregados, etc.).
Por esta razão, para certas acções só se poderão pré-inscrever determinados tipos de formandos. Assim, a única forma que a FUTURBRAIN tem de avaliar a elegibilidade de alguns pré-inscritos é através do preenchimento dos dados pessoais indicados como obrigatórios.
Para que pedem o meu número de telemóvel para me pré-inscrever nos cursos de formação?
A FUTURBRAIN contacta os pré-inscritos preferencialmente por SMS (mensagem escrita para telemóvel), razão pela qual é indispensável o fornecimento de um número de telemóvel para recepção das nossas SMS.
Para que serve na minha Área Privada a pasta "A Minha Ocupação"?
Dentro da pasta "A Minha Ocupação" o formando poderá ver qual o seu Plano Individual de Formação, ou seja, poderá ver após efectuar a confirmação em alguma ou algumas acções de formação quais os dias e horas que passou a ter ocupadas.
O Plano Individual de Formação funciona como um planner pessoal onde são visíveis as ocupações de cada formando. Também na pasta " A Minha Ocupação" o formando poderá efectuar simulações da sua ocupação no caso de querer confirmar alguma acção de formação de outro curso em que esteja inscrito.
Assim, o formando acede à pasta "E Se Eu Confirmar Outra Inscrição?" e poderá verificar, em simulação, o seu novo provável plano de ocupação individual, com destaque para os dias em que passará a ter duas acções de formação em horários compatíveis, duas acções de formação sobrepostas e portanto inconciliáveis e novos dias de ocupação.
Através desta pasta os formandos poderão melhor ver as suas ocupações e evitar confirmar acções sobrepostas.
Porque não posso confirmar acções com sobreposição de datas?
A frequência de acções de formação implica um compromisso de assiduidade por parte dos formandos. Assim, não faz sentido que os formandos possam confirmar inscrições em acções de formação com datas sobrepostas.
Por esse facto, para que qualquer precipitação no processo de confirmação não retire vagas a outros formandos interessados, a FUTURBRAIN instituiu uma ferramenta de controlo que impede a confirmação de acções com datas sobrepostas.
Para que serve o calendário da homepage?
O calendário da homepage tem duas funções distintas.
Por um lado destina-se a fornecer informação ao público em geral sobre as datas de início de cada acção de formação e dos respectivos cronogramas.
Por outro lado, permite aos utilizadores inscritos em acções de formação confirmar as suas inscrições para participar em determinada acção já agendada.
Pormenorizando....
Quando um utilizador se pré-inscreve em alguns cursos de formação a promover, fica registado na base de dados da FUTURBRAIN como potencial formando para frequentar esses cursos. Ora, quando a FUTURBRAIN agenda uma acção de formação de um desses cursos, define a sua data de início e o seu cronograma detalhado (local, dias e horas em que decorre a acção). Nesse momento o sistema notifica (por SMS e EMAIL) os utilizadores inscritos nesse curso para as datas aprazadas para a realização da acção, convidando-os a confirmar a sua participação.
Esta confirmação é necessária porquanto não raras vezes o tempo que medeia entre a pré-inscrição do formando e a definição das datas e cronogramas para as acções é longo, podendo haver alterações da situação dos formandos, das suas disponibilidades e até interesses.
As notificações para confirmar as inscrições indicarão o dia e hora a partir do qual essa confirmação poderá ser feita.
Neste sentido, após ser notificado para confirmar a sua inscrição, o formando deverá aceder no calendário da homepage ao dia aprazado para o início da acção, clicar nesse dia, escolher a acção do curso a que se referiu a notificação e confirmar ou não a sua participação. Caso confirme a participação em determinada acção, receberá uma nova notificação dando conta de que foi admitido como potencial formando dessa acção.
Saberá então que a sua inscrição irá ser considerada na selecção de formandos a efectuar pela FUTURBRAIN para a frequência dessa concreta acção de formação.
O que é a confirmação da inscrição?
Todos os interessados em frequentar um determinado curso de formação efectuam a sua pré-inscrição (que não envolve compromissos seus para com a FUTURBRAIN).
Quando a FUTURBRAIN verifica que existem interessados suficientes para realizar uma acção de formação desse curso, agenda a sua data, o seu calendário, e notifica os inscritos por email e SMS para no website FUTURBRAIN verificarem o calendário da acção (cronograma) e para confirmarem o seu interesse na frequência da mesma, nas datas aprazadas.
Confirmar a inscrição é assim a comunicação do pré-inscrito à FUTURBRAIN de que mantém o interesse em frequentar essa mesma acção. A partir da confirmação da inscrição o pré-inscrito passa a ser considerado formando potencial para essa acção. Decorrido o período de tempo durante o qual foi possível confirmar inscrições, a FUTURBRAIN irá efectuar a selecção dos formandos que irão efectivamente participar nessa acção de formação em concreto.
Todos os formandos seleccionados serão notificados por email e sms da decisão da Equipa Pedagógica da FUTURBRAIN. Os formandos que não forem seleccionados para determinada acção manterão a sua condição de pré-inscritos para o referido curso, pelo que serão notificados do agendamento de nova acção desse mesmo curso para que possam novamente confirmar as suas intenções.
Por último, os formandos seleccionados deverão fornecer à FUTURBRAIN os documentos comprovativos dos seus dados pessoais (fotocópias do BI, Número de Contribuinte, Certificado de Habilitações, etc.) para frequentar a acção. Esta diferenciação entre pré-inscrição e confirmação de inscrição deve-se ao lapso de tempo que pode decorrer entre a manifestação de interesse (pré-inscrição) e a data da realização da acção. Muitas vezes esse lapso de tempo pode modificar as condições de elegibilidade do formando, pode alterar o interesse do formando, etc.
O que quer dizer PRÉ-INSCRIÇÃO, INSCRIÇÃO CONFIRMADA e SELECCIONADO(A)?
PRÉ-INSCRIÇÃO - Significa que o formando preenche os requisitos mínimos e formais para participar em acções de determinado curso e manifestou a sua intenção em participar. Não gera compromissos com a FUTURBRAIN; Garante ao candidato que será notificado por email e SMS sempre que for agendada uma nova acção de formação desse curso.
INSCRIÇÃO CONFIRMADA - Significa que, após ter sido agendada uma acção de formação de um curso em que o formando se encontrava PRÉ-INSCRITO, o mesmo formando consultou o cronograma da acção (dias, horas e locais em que a acção irá decorrer) e manifestou interesse em participar nessa CONCRETA acção de formação e nas datas e locais aprazados. Ao confirmar uma pré-inscrição o formando poderá ter de responder a um questionário de triagem. Não gera compromissos com a FUTURBRAIN; Garante ao formando que estará no lote dos candidatos a SELECCIONAR para frequentar a acção.
SELECCIONADO - Significa que os formandos que haviam confirmado as suas inscrições para determinada acção, foram efectivamente SELECCIONADO(A)S para a frequência da respectiva acção. Gera o compromisso de comparecer no primeiro dia de formação agendado e nos restantes. Gera o compromisso de apresentar no primeiro dia de formação os seguintes documentos: - fotocópia de bilhete de identidade - nº de contribuinte - fotocópia de certificado de habilitações ou curriculum vitae assinado - cópia de recibo de vencimento e/ou declaração de início de actividade. Garante ao formando o recebimento da formação programada.
Privacidade e protecção de dados
Utilizadores Registados
Contactos
090- Desenvolvimento Pessoal | |||
146- Formação de Professores e Formadores | |||
341- Comércio | |||
343- Finanças, banca e seguros | |||
482- Informática na ótica do utilizador | |||
621- Produção Agrícola e Animal | |||
761- Serviços de Apoio a Crianças e Jovens | |||
812- Turismo e Lazer | |||
840- Serviços de Transportes | |||
862- Segurança e Higiene no Trabalho | |||