Ficha Técnica do Curso: ADR Transporte Mercadorias Perigosas - Reciclagem Base
Refª: FB_009/IMT


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

840 - Serviços de Transporte


Apresentação:

Atualizar os conhecimentos dos condutores incidindo nas inovações técnicas, jurídicas ou relativas às matérias a transportar.

Objectivos Gerais:

Atualizar os conhecimentos dos condutores incidindo nas inovações técnicas, jurídicas ou relativas às matérias a transportar.

Objectivos Específicos:

 

Destinatários:

Motoristas de todo o tipo de veículos que transportem mercadorias perigosas por Estrada, com carta ADR BASE, emitida pelo IMTT há pelo menos 5 anos. (A contagem dos 5 anos tem por base a data de realização do exame).

Programa:

1.

INTRODUÇÃO - NOÇÕES BÁSICAS (0,75h)

2.

O QUE É O ADR? (0,75h)

3.

AS MERCADORIAS PERIGOSAS E OS SEUS RISCOS (0,75h)

4.

O MATERIAL QUE DEVE SER USADO PARA O TRANSPORTE (0,75h)

5.

COMO SINALIZAR O PERIGO NO TRANSPORTE (0,75h)

6.

QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA (0,75h)

7.

QUAIS OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO NECESSÁRIOS (0,75h)

8.

O QUE SÃO AS ISENÇÕES E QUANDO É POSSÍVEL USÁ-LAS (0,75h)

9.

COMO PROCEDER NAS OPERAÇÕES DE TRANSPORTE, CARGA, DESCARGA E MANUSEAMENTO (0,75h)

10.

OS VEÍCULOS DE MERCADORIAS PERIGOSAS TÊM INFLUÊNCIA NA SEGURANÇA (0,75h)

11.

QUAIS AS RESPONSABILIDADES DOS INTERVENIENTES NO TRANSPORTE (0,75h)

12.

TRANSPORTE MULTIMODAL (0,75h)

13.

OS VEÍCULOS EM CIRCULAÇÃO, SEGURANÇA NO TRANSPORTE, REFERÊNCIAS GENÉRICAS (0,75h)

14.

MEDIDAS TRANSITÓRIAS (0,75h)

15.

COMPONENTE PRÁTICA: PRIMEIROS SOCORROS (0,75h)

16.

COMPONENTE PRÁTICA: COMBATE A DERRAMES E INCÊNDIOS (Simulação Prática Bombeiros) (0,75h)

Carga horária total: 12h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Albufeira, Beja, Madeira, Maia, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

Os/as formandos/as serão sujeitos/as a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos.
A frequência mínima admissível dos diferentes módulos que constituem os cursos de formação, cujo incumprimento constitui motivo de exclusão ou de não admissão ao exame, deve ser de 90% das sessões teóricas ministradas.
A Futurbrain emite um certificado de frequência de curso de acordo com o modelo estipulado pela DGERT, que será entregue aos/às formandos/as.


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

O sistema de avaliação do curso é constituído por um exame escrito, realizado no IMT, I.P., composto por 15 perguntas de escolha múltipla, e deve ter a duração de trinta minutos. A valoração de cada pergunta é de 1 ponto. O resultado da avaliação de 8 a 15 corresponderá a Apto e 0 a 7 a Não Apto.
A reprovação nos exames de condutores/as não impede a inscrição em novo exame do mesmo âmbito. Os exames são organizados pelo IMT, I. P. sendo as condições de realização dos exames fixados por despacho do presidente do conselho diretivo do IMT, I. P.
Os certificados dos/as condutores/as são emitidos, revalidados ou estendido o seu âmbito pelo IMT, I. P., após os/as candidatos/as terem frequentado os correspondentes cursos de formação e terem sido aprovados nos respetivos exames.
A contagem dos cinco anos de validade dos certificados a emitir inicialmente pelo IMT, I. P. é feita a partir da data do exame com a conclusão de Apto.

FUTURBRAIN © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.